Ideologia e Discurso Pedagógico

Flávio Miguel Silva, Jailton Lopes Vicente

Resumo


Este artigo trata da relação entre ideologia e discurso pedagógico tomando como referencial
teórico a Análise de Discurso francesa, a partir de um trabalho de pesquisa realizado em que se busca
compreender os diferentes modos de inserção do sujeito na cultura letrada no processo de alfabetização.
Na análise dos dados coletados em duas escolas de Brasília, observamos o funcionamento do discurso
pedagógico em uma determinada direção interpretativa, evidenciando a constituição de um imaginário
marcado por uma ideologia em que o sujeito-aluno se configura como incompetente, tomando para si
a responsabilidade pela falência do sistema educacional brasileiro.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.