A Natureza Heterogênea do Discurso
Resumo
Aproximamos a Análise de Discurso francesa (AD) da Teoria Literária através de duas
noções que evidenciam a constituição heterogênea do discurso, a heterogeneidade discursiva e a
intertextualidade. Temos o propósito de verificar as particularidades desses conceitos a partir da
concepção de discurso e da prática analítica de cada disciplina. Complementando a reflexão,
apresentamos a análise discursiva de um poema de Carlos Drummond de Andrade, a qual demonstra
as diferenças nos procedimentos analíticos das duas áreas no que diz respeito à relação entre
discurso e exterioridade.
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).