OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DO PORTUGUÊS

Karen Alves Andrade

Resumo


A inserção dos gêneros textuais no ensino vem mudando a dinâmica da
educação em língua portuguesa em nosso país. A importância de se trabalhar
a língua em uso, através de textos e dos gêneros nos quais eles se
manifestam, tem mobilizado professores e educadores, que procuram
adaptar‐se a essas novas perspectivas. Porém esse percurso não vem sendo
fácil. A falta de conhecimento científico e de preparo dos profissionais da
educação em lidar com as novas demandas tem, na verdade, reproduzido o
ensino tradicionalista em que a internalização de regras e uma visão estática
da língua dominam o contexto da sala de aula. Visando auxiliar o professor a
lidar com as informações que ele, agora, possui, foram criados os PCN.
Entretanto, as mesmas dificuldades persistem e um ensino equivocado da
língua continua a imperar nas escolas brasileiras. Muito conhecimento é
produzido, mas será que ele chega de fato a ser aplicado?


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