A leitura no contexto escolar: Realidade passiva de mudanças?

Glenda Andrade Silva

Resumo


Este artigo expõe algumas discussões a respeito das experiências de
leitura de alunos nas séries finais do Ensino Fundamental em uma escola pública
na cidade de Uberaba – MG. Nosso objetivo principal foi diagnosticar a prática de
ensino de leitura. A metodologia caracterizou-se pela observação de aulas e coleta
de dados por meio de anotações, questionário e entrevistas semiestruturadas
dirigidas aos alunos e ao professor. Os resultados demonstram que parece haver
um desvio no ensino de leitura que anula a produção de conhecimento dos alunos.
Entretanto, acreditamos que esta realidade seja passível de mudanças por meio
da execução de projetos de leitura, a exemplo do “Circuito de Leitura” que
implementamos nesta pesquisa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.