De miserável à heroína: as estratégias de persuasão no Novo Jornalismo
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar as estratégias de persuasão
contidas no Novo Jornalismo - corrente que buscava unir Literatura e Jornalismo
na elaboração de reportagens com maior requinte estético - através da análise da
crônica-reportagem “Eva Contra as Almas Deformadas”, da jornalista-escritora
Eliane Brum. A análise será feita tomando por base o conceito de dialogismo de
Bakhtin e para identificar o lugar do “fazer-fazer” e do “fazer-crer” nos textos,
bem como todas as outras estratégias persuasivas, tomar-se-á como base teórica
os conceitos de argumentação e persuasão difundidos por Koch (2004).
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).