“Mensagem do bispo”: marcas de persuasão em mensagens religiosas do jornal Folha Universal

Pedro Henrique Simões

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de realizar análises de mensagens,
publicadas no jornal Folha Universal, da autoria do bispo Edir Macedo, observando
como se deu o processo de construção dos textos através de suas marcas
argumentativas. Com isto, apontaremos de quais recursos o bispo lança mão
para construir seu pensamento, buscando, desta forma, agir sobre o leitor. Para
que tais objetivos possam ser alcançados, teremos o aporte teórico de estudiosos
da linguística textual sociointeracional, como Marcuschi (2006, 2007, 2008) e
Koch (2005, 2006, 2010), e de estudiosos da escola retórica de gêneros, como
Bazerman (2009) e Miller (2009).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.