“Mensagem do bispo”: marcas de persuasão em mensagens religiosas do jornal Folha Universal
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de realizar análises de mensagens,
publicadas no jornal Folha Universal, da autoria do bispo Edir Macedo, observando
como se deu o processo de construção dos textos através de suas marcas
argumentativas. Com isto, apontaremos de quais recursos o bispo lança mão
para construir seu pensamento, buscando, desta forma, agir sobre o leitor. Para
que tais objetivos possam ser alcançados, teremos o aporte teórico de estudiosos
da linguística textual sociointeracional, como Marcuschi (2006, 2007, 2008) e
Koch (2005, 2006, 2010), e de estudiosos da escola retórica de gêneros, como
Bazerman (2009) e Miller (2009).
Downloads
Publicado
09-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).