Materiais didáticos na internet para ensino de português como língua estrangeira

Kátia Gottardi Mulon, Simone Luciano Vargas

Resumo


O presente artigo visa analisar o material didático disponibilizado por
três sites para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) devido ao
crescente uso desse material em sala de aula. A análise proposta é embasada por
reflexões de estudiosos que discutem sobre concepção de linguagem (ANTUNES,
2009), competência comunicativa (SILVA, 2004; LEFFA, 1988), uso de textos
autênticos (FERREIRA, 2010) e produção de material didático (VILAÇA, 2012). A
partir de uma análise-reflexiva quantitativa e qualitativa, verificou-se que somente
um site atende os princípios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de
uma competência comunicativa e que os demais ainda se utilizam de textos como
pretexto para trabalhar questões gramaticais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.