Discurso Entre Imagens: Chapeuzinho vermelho na atualidade

Heloisa Silva

Resumo


Neste artigo, analisamos discursivamente a presença da personagem
Chapeuzinho Vermelho, do clássico conto de fadas, em anúncios publicitários que
apresentam a mulher da atualidade. Para isso, nos apoiamos nas ideias de Jean
Jacques Courtine acerca da intericonicidade. As imagens retomam uma memória
discursiva através de discursos passados, desse modo, os anúncios usam a imagem
da personagem do conto de fadas para persuadir o leitor/consumidor a adquirir um
determinado produto. Verificamos que a produção dos discursos das imagens nos
anúncios enquanto domínio de memória são efeitos de transformação, apagamento
e rupturas com o já dito.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.