Alfabetizar letrando: Reflexões sobre o analfabetismo funcional no brasil
Resumo
Através desta discussão apresentamos a alfabetização e o letramento, discutindo
as teorias de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2007) sobre os letramentos
múltiplos e multiletramentos, e Moreira (2003), para discutirmos o analfabetismo
funcional. Objetivamos demonstrar que a prática do letramento é de suma
importância para a diminuição dos níveis de analfabetismo funcional no Brasil.
Assim, apresentamos alguns dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf),
para comprovarmos que alfabetizar letrando é uma ação efetiva, que influencia o
aumento dos níveis educacionais brasileiros. Concluindo, apresentamos o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) como auxiliar nas aulas do ensino
fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).