ESTUDO DESCRITIVO DA MACROESTRUTURA ARGUMENTATIVA DAS REDAÇÕES DE ESTRANGEIROS CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRAGUAÇÃO DA UNILAB
Resumo
Neste artigo, esboçamos uma análise das características da macroestrutura argumentativa das redações produzidas por candidatos estrangeiros a vagas nos cursos de graduação da UNILAB. Para tanto, nossa fundamentação teórica foi baseada no estudo de Garcia (2001), no que concerne, respectivamente, à estruturação da argumentação e às sequências textuais. Os resultados mostram
que são recorrentes o desenvolvimento parcial da proposição e a não ordenação lógica das partes que constituem a macroestrutura. Entendemos que essa etapa descritiva é necessária para subsidiar uma metodologia de trabalho que propicie o aprimoramento da escrita de textos argumentativos.
Downloads
Publicado
10-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).