ABSTRACTS E RESUMOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA PELA LINGUÍSTICA DE CORPUS
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar o resultado da análise de um corpus de 100 resumos e seus respectivos abstracts de dissertações e teses em Linguística da UFMG no período que correspondente de 2012 a 2015. Teoricamente, respaldei-me nos pressupostos teóricos de Baker (1993), destacando a proposta de que a língua traduzida está sujeita aos chamados universais da tradução. Para tanto, foi montado um corpus comparável permitindo o estudo das linhas de concordância. Em conclusão, aliado a ferramentas estatísticas e às comparações com o COCA foi possível confirmar que os universais estão presentes nos resumos traduzidos em seus abstracts.
Downloads
Publicado
10-01-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).