Uma análise do riso em Tutameia – terceiras estórias
Resumo
Em Tutameia – terceiras estórias, última obra lançada em vida por João Guimarães Rosa, acreditamos ser possível encontrar o humor enquanto um dispositivo literário e visão de mundo e homem, que norteia todo o livro, sendo elemento fundamental para sua composição estrutural e escolha temática. Fugindo da rota tradicionalmente nacional, propomos uma leitura que no final das contas tenta desprovincializar Guimarães Rosa e sua obra, retirando-o do espectro fundamentalmente nacional e representativo e lançando-o sob uma análise ocidentalizada de suas potencialidades literárias. Para tal, verificamos a possibilidade de estabelecer uma congruência entre os contos de Tutameia e algumas das principais teorias sobre a importância, a origem, o ato e o efeito do humor, provenientes das obras O riso, de Bergson; O humorismo, de Pirandello; O humor e Os chistes e sua relação com o inconsciente, ambos de Freud. Demonstramos o possível diálogo do autor com esses teóricos, sendo possível encontrar ideias similares dos estudiosos no primeiro prefácio da obra, Aletria e hermenêutica. A análise dos contos sob a ótica dos conceitos forjados pelos pesquisadores se mostra bastante produtiva, sendo perceptível o uso que Rosa faz do humor no cerne de suas estórias.
Palavras-chave: humor; João Guimarães Rosa; riso; Tutameia.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).