O conceito de número

Ernst Cassirer. ( Trad. Fernando Raul Neto e Bruno Bentzen)

Resumo


“O Conceito de Número”, de Ernst Cassirer, é o Capítulo 2 da sua primeira obra sistemática, o“SubstanzbegriffundFunktionsbegriff:Untersuchungenüber die Grundfragen der Erkenntniskritik“, publicada originalmente em alemão em 1910. A tradução para o inglês, em 1953, por Marie Collins Swabeye William Curtis Swabey, sob o título Substance and Functionand Einstein's Theory of Relativity”, apesar de sua importância pelo papel difusor da obra, perde em seu título o essencial da obra: a oposição entre “conceito-substancia” e “conceito-função”, ou melhor, entre “conceito-substancial” e “conceitofuncional”. Cassirer possui ao lado de uma “teoria das formas simbólicas” uma “teoria da cultura”. Essas teorias são “teorias de formação conceitual” e são devedoras dos diversos estudos de caso desenvolvidos por Cassirer no “SubstanzbegriffundFunktionsbegriff”. O capítulo 2, agora traduzido, é uma leitura do desenvolvimento histórico do conceito de número sob a ótica de uma teoria geral do conceito que ele apresenta no Capítulo 1 do livro, “ZurTheorie der Begriffsbildung” (Sobre a teoria de formação conceitual).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.