O conceito de número
Palavras-chave:
Cassirer, pensamento substancial, pensamento funcional, númeroResumo
“O Conceito de Número”, de Ernst Cassirer, é o Capítulo 2 da sua primeira obra sistemática, o“SubstanzbegriffundFunktionsbegriff:Untersuchungenüber die Grundfragen der Erkenntniskritik“, publicada originalmente em alemão em 1910. A tradução para o inglês, em 1953, por Marie Collins Swabeye William Curtis Swabey, sob o título “Substance and Functionand Einstein's Theory of Relativity”, apesar de sua importância pelo papel difusor da obra, perde em seu título o essencial da obra: a oposição entre “conceito-substancia” e “conceito-função”, ou melhor, entre “conceito-substancial” e “conceitofuncional”. Cassirer possui ao lado de uma “teoria das formas simbólicas” uma “teoria da cultura”. Essas teorias são “teorias de formação conceitual” e são devedoras dos diversos estudos de caso desenvolvidos por Cassirer no “SubstanzbegriffundFunktionsbegriff”. O capítulo 2, agora traduzido, é uma leitura do desenvolvimento histórico do conceito de número sob a ótica de uma teoria geral do conceito que ele apresenta no Capítulo 1 do livro, “ZurTheorie der Begriffsbildung” (Sobre a teoria de formação conceitual).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.