Desenvolvimento das capacidades humanas: Caminho para uma justiça global
Palavras-chave:
ethic of care, justiça, capacidades humanas, educaçãoResumo
A partir dos dez princípios para a estrutura global, descritos por Martha Nussbaum em ‘Para Além do Contrato Social: Capacidades e Justiça’ (In. Educação e Justiça Social, Portugal: Ed. Pedago, 2014), analisaremos como o desenvolvimento das capacidades humanas devem ser priorizadas nas relações transnacionais. Considerando que a busca pela normatização faz parte determinante da forma com que se aborda um problema ou dilema político, buscaremos estabelecer a importância das contribuições da ethic of care no tratamento das relações políticas e nos contratos entre povos. Postula-se que no mundo globalizado outros elementos devem ser considerados nessas relações, como a solidariedade, a amizade ou o care, pois a diferença entre povos exige que, para o estabelecimento de uma estrutura global justa, sejam desenvolvidas capacidades humanas no interior das nações. John Rawls é debatedor de fundo de Nussbaum, ao qual buscaremos recursos teóricos para efetivar cooperações entre as nações sem que signifiquem quebra de soberania. Nesse sentido referendamos que as concepções de democracia mínima, presentes na estrutura básica global solidária, estão conectadas às disposições políticas dos povos.
Referências
CANTO-SPERBER, Monique (org). Dicionário de Ética e Filosofia Moral. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 2003.
GILLIGAN, Carol. In A Different Voice. Cambridge: Harvard University Press, 1982.
GROTIUS, Hugo. O Direito da Guerra e da Paz. Ijuí-RS: Ed. UNIJUÍ, 2005.
HÖFFE, Otfried. O que é Justiça? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
MOLINER, P./LAUGIER, S./PAPERMAN, P. Qu’est-ce que le care? Souci des autres, sensibilité, responsabilité. Paris: Ed. Payot&Rivages, 2009.
NUROCK, Vanessa (coord.). Carol Gilligan etl’éthique du care. Paris: PUF, 2010.
NUSSBAUM, Martha. A Fragilidade da Bondade – Fortuna e Ética na tragédia e na filosofia grega. São Paulo: Martina Fontes, 2009.
NUSSBAUM, Martha. Educação e Justiça Global. Portugal: Edições Pedago, 2014.
NUSSBAUM, Martha C. Political Emotions (Why Love Matters for Justice). Cambridge, Massachusetts/ London, England: The Belknap Press of Harvard University Press, 2013.
RAWLS, John. O Direito dos Povos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
VATTEL, Emmerich de. O Direito das Gentes ou Princípios da Lei Natural Aplicados à Condução e aos Negócios das Nações e dos Governantes. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.