Exercícios de pensamento para não sermos indiferentes ao que fazemos em nome da Filosofia na escola

Autores

  • José Teixeira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Emerson Araújo de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pontificia Università Gregoriana; Faculdade Católica Santa Teresinha

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2018.230370

Palavras-chave:

ensino de filosofia, ensino médio, filosofar, sala de aula, escola

Resumo

Fruto das discussões na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO - Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/Campus Caicó-CaC), o presente artigo utiliza a metáfora da viagem e das paisagens com objetivo de apresentar o percurso da disciplina em questão e de discutir o ensino de filosofia a partir de alguns elementos filosóficos. Nesse percurso parte-se de uma compreensão subjetiva do que seja a filosofia, para, em seguida, abordar alguns direcionamentos à pergunta “O que é a filosofia?” em Martin Heidegger, José Ortega y Gasset e Gilles Deleuze e Félix Guattari. Após a análise dessas etapas descritas, o texto apresenta uma reflexão sobre o ensino da Filosofia no Ensino Médio na perspectiva de que não existe uma única postura ou filosófica ou pedagógica ou didática, mas uma orientação para o ensino-aprendizagem da filosofia depende inicialmente da perspectiva subjetiva adotada pelo filósofo-professor; das condições objetivas e estruturais, por exemplo, da Escola e do espaço-lugar que permitimos aos alunos para eles mesmos possam filosofar.

Biografia do Autor

José Teixeira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Campus Caicó-CaC e professor do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UERN/Campus Caicó).

Emerson Araújo de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pontificia Università Gregoriana; Faculdade Católica Santa Teresinha

Mestre em Filosofia pelo Curso de Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Caicó - CaC. Mestre em Teologia Moral Fundamental (Ciências humanas) pela Pontificia Università Gregoriana – Roma/Itália. Professor da Faculdade Católica Santa Teresinha e professor titular de Filosofia da Escola Estadual Prof. Antônio Aladim de Araújo-Caicó/RN

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Publicado

2020-02-17

Edição

Seção

Artigos Variados