Exercícios de pensamento para não sermos indiferentes ao que fazemos em nome da Filosofia na escola
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2018.230370Keywords:
ensino de filosofia, ensino médio, filosofar, sala de aula, escolaAbstract
Fruto das discussões na disciplina Filosofia do Ensino de Filosofia no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO - Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN/Campus Caicó-CaC), o presente artigo utiliza a metáfora da viagem e das paisagens com objetivo de apresentar o percurso da disciplina em questão e de discutir o ensino de filosofia a partir de alguns elementos filosóficos. Nesse percurso parte-se de uma compreensão subjetiva do que seja a filosofia, para, em seguida, abordar alguns direcionamentos à pergunta “O que é a filosofia?” em Martin Heidegger, José Ortega y Gasset e Gilles Deleuze e Félix Guattari. Após a análise dessas etapas descritas, o texto apresenta uma reflexão sobre o ensino da Filosofia no Ensino Médio na perspectiva de que não existe uma única postura ou filosófica ou pedagógica ou didática, mas uma orientação para o ensino-aprendizagem da filosofia depende inicialmente da perspectiva subjetiva adotada pelo filósofo-professor; das condições objetivas e estruturais, por exemplo, da Escola e do espaço-lugar que permitimos aos alunos para eles mesmos possam filosofar.
References
ANDRADE, Pedro Duarte de. Heidegger educador. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação. Vitória da Conquista. Ano VI n. 10 p. 57-72, 2008. Disponível em: < http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/article/viewFile/4193/pdf_205 >. Acesso em 21.09.2017.
CAMPOS, Lindoaldo. Filosofia: o que é isso? Origem – Fundamentos – Períodos – Temas – Pensadores. Editor: Israel Maria dos Santos Segundo. Diagramação: Agostinho Francisco dos Santos (Coleção Filosofia em Cordel nº. 1 – ISBN: 978-85-917119-7-0)
CAMPOS, Lindoaldo. Espanto: o começo de tudo. Os filósofos pré-socráticos. Editor: Israel Maria dos Santos Segundo. Diagramação: Agostinho Francisco dos Santos (Coleção Filosofia em Cordel nº. 2 – ISBN: 978-85-917119-8-7)
CARINO, Jonaedson. Ortega y Gasset e o problema da educação. Fórum educ. Rio de Janeiro, 12 (1) 35-50, jan./mar. 1988.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3ª Edição. São Paulo: Editora 34, 2013, 160
DELLEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2016.
DORNAS, Danilo Santos. O problema da educação na filosofia da razão vital de Ortega y Gasset. APRENDER - Cad. de Filosofia e Pisc. da Educação. Vitória da Conquista Ano II n. 2 p. 47-57 2004.
GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In: GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar. Filosofia no ensino médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.
HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a Filosofia? Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.
HUISMAN, Denis. Dicionário de obras filosóficas. São Paulo-SP: Martins Fontes,2000.
KOHAN, Walter Omar. Entre Deleuze e a educação: notas para uma política do pensamento. Educação e Realidade. 27 (2): 123-130 jul./dez. 2002.
ORTEGA Y GASSET, José. O que é Filosofia? Campinas-SP: Vide Editorial, 2016.
SILVA, Sônia Sena da. Estudos filosóficos no ensino básico: Quem se habilita a ministrar essas aulas? In: MATOS, Junot Cornélio; COSTA, Marcos Roberto Nunes (Orgs). Ensino de filosofia: questões fundamentais. Recife: Editora UFPE, 2014.
TOMAZETTI, Elisete M. Filosofia como disciplina: entre a instituição, a vigilância e o pensar filosófico. In: SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; BIELLA, Jaime. (Organizadores). Filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas. Natal, RN: Edufrn, 2013, p. 37-49.
TOMAZETTI, Elisete M. Formação de Professor de Filosofia para o Ensino Médio: entre políticas e práticas, entre universidade e escola. In: MATOS, Junot Cornélio; COSTA, Marcos Roberto Nunes. Ensino de Filosofia: questões fundamentais. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2014, p. 31-42.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Possibilidades e perspectivas para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio: um olhar a partir dos cursos de formação de professores. In: MATOS, Junot Cornélio; COSTA, Marcos Roberto Nunes. Ensino de Filosofia: questões fundamentais. Recife: Ed. Universitária UFPE, 2014, p. 43-54.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.