TRANSTEÍSMO: UMA ABORDAGEM ENTRE KIERKEGAARD E HEIDEGGER

Lauro Ericksen

Resumo


O trabalho almeja analisar a influência de Kierkegaard em Heidegger, especificamente na questão da subjetividade. Por transteísmo, deve ser compreendida a abordagem de Tillich, de que as práticas sociais são secularizações de rituais religiosos, de modo que, sem pender para o teísmo ou para o ateísmo, a prática social pode se desenvolver independentemente de ser atrelada a uma dessas perspectivas, podendo cada um encontrar a Deus subjetivamente. Tem como objetivo mais amplo analisar como, transteisticamente, Heidegger assimila a verdade como subjetividade. De maneira específica, visa apontar o caráter ontológico da descrição da subjetividade em Kierkegaard, indicar um paralelo teológico na obra heideggeriana a respeito desse tema, e, ressaltar o elemento transteísta que permeia essa remodelagem heideggeriana. Como resultado, aponta que Heidegger transforma a posição teológica de Kierkegaard em um apontamento filosoficamente relevante, algo deveras importante na filosofia continental contemporânea. Conclui que a abordagem transteística dada por Heidegger traduz em termos laicos a proposta da subjetividade como verdade de Kierkegaard, tomando o tempo como contexto interpretativo para o Dasein, na primeira fase de seu pensamento (Ser e Tempo).


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Perspectiva Filosófica - ISSN: 2357-9986

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.