Uma hipótese sobre uma falsa dicotomia entre lógica e filosofia

Evandro Luis Gomes

Resumo


A fim de elucidar uma falsa dicotomia entre a filosofia e a lógica, enunciamos uma hipótese que credita a gênese de tal tensão à índole das relações (efeti-vas ou pretendidas) entre lógica e filosofia. Da relutância ao desabono, duas posturas teóricas parecem explicar o presente cenário, i.e., se um determina-do autor ou escola filosófica considera ou não a lógica parte constitutiva da fi-losofia ou se seria dessa apenas mero instrumento. Procuramos explicar as ra-zões dessa indiferença e reiteramos, por fim, como a lógica é indispensável a qualquer boa filosofia.


Palavras-chave


Lógica. Dialética. Órganon. Filosofia. Ensino de Lógica. Filosofia Moderna.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Evandro Luis Gomes

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.