Tolerância à Inconsistência nas Ciências Sociais: Contradições entre Teoria e Observação em Economia

María del Rosario Martínez-Ordaz, Josafat Iván Hernández-Cervantes

Resumo


Defendemos aqui que o estudo da tolerância à inconsistência nas ciências so-ciais - especificamente, a tolerância às contradições entre teoria e observação - pode ser revelador no que diz respeito aos mecanismos que fundamentam o uso racional de informações inconsistentes. Para fazer isso, oferecemos uma tipologia de contradições desse tipo. Enfatizamos alguns dos aspectos salien-tes dessas contradições, e defendemos que esses aspectos desempenham um papel importante na seleção de mecanismos inferenciais que permitem a to-lerância às contradições. Ilustramos isso com casos econômicos.


Palavras-chave


Tolerância à Inconsistência. Contradições Entre Teoria e Observação. Economia.

Texto completo:

PDF (Español (España))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 María del Rosario Martínez-Ordaz, Josafat Iván Hernández-Cervantes

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.