Conteúdo e função do princípio de causalidade na prova da existência das coisas materiais de Descartes

Autores

  • Fellipe Pinheiro de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Descartes, princípio de causalidade, prova da existência das coisas materiais

Resumo

O artigo intenta discutir quantas e quais são as formulações do princípio de causalidade, bem como qual seu conteúdo e função no âmbito da prova da existência das coisas materiais. A investigação pretenderá mostrar que em posse de formulações distintas, porém não contraditórias, não há que se fazer uma opção definitiva por uma das formulações, mas que as duas são legítimas e dependem dos objetivos de Descartes no contexto da pergunta sobre a causalidade. A análise contará com o entendimento de que a formulação geral, apresentada pela luz natural, serve para oferecer as condições em que podemos falar na causa ativa das sensações e a formulação específica diz respeito a uma investigação do mecanismo segundo o qual corpos podem causar sensações. 

Biografia do Autor

Fellipe Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro.

Professor da Coordenadoria de Filosofia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro); Doutorando do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

DESCARTES, R. Oeuvres. Organização de Charles Adam e Paul Tannery. Paris: Vrin, 1982. Vol. I-XI.

DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. Tr. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).

GUEROULT, Martial. Descartes’ Philosophy Interpreted According to the Order of Reasons: The Soul and the Body. Tradução de Roger Ariew. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985. Vol. II.

LOEB, Louis. Replies to Daisie Radner’s “Is There a Problem of Cartesian Interaction”: Is There a Problem of Cartesian Interaction? Journal of the History of Philosophy, vol. 23, p. 227-231, 1985.

RADNER, Daisie. Is There a Problem of Cartesian Interaction? Journal of the History of Philosophy, vol. 23, p. 35-49, 1985.

SCHMALTZ, Tad M. Descartes on Causation. New York: Oxford University Press, 2008.

VINCI, Thomas C. Cartesian Truth. New York: Oxford University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2016-09-13