The work of the lights: the luminous signs in the work of Regina Parra
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.259049Keywords:
Parra, signs, advertisement, exclusionAbstract
Based on the analysis of literary quotes and luminous signs in red neon present in the works É preciso continuar, 2018, and Os desejos adormeceram atrás das janelas, 2011, by the artist Regina Parra, this essay seeks to investigate the link between advertisement, exclusion, and exile as portrayed in the artist's work. In a few words, the intention is to show, in Parra's work, the contrast between, on the one hand, the redemptive and shining promises of advertising, and, on the other, the exile, poverty, and the non-transcendent exclusion of individuals condemned to live under its operation.References
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BECKETT, Samuel. O inominável. Trad. de Ana Helena Souza. São Paulo: Globo, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Série obras escolhidas – vol. 1. 8. ed. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.
CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DARWICH, Mahmud. O jardim adormecido e outros poemas. Seleção e tradução de Albano Martins. Porto: Campo das Letras, 2002.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
ELIOT, T. S. Obra completa – poesia. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Arx, 2004.
FARAH, Paulo Daniel. A poesia como redenção na obra de Darwich. In: Revista Litteris, n. 7, março de 2011. Dossiê Estudos Árabes & Islâmicos. Disponível em: http://brasilafrica.fflch.usp.br/sites/brasilafrica.fflch.usp.br/files/Poesia%20como%20redencao.pdf. Acesso em: 12 de agosto de 2020.
HANSEN, João Adolfo. Eu nos faltará sempre. In: BECKETT, Samuel. O inominável. Trad. de Ana Helena Souza. São Paulo: Globo, 2009, p. 7-25.
JAPPE, Anselm. A sociedade autofágica: capitalismo, desmesura e autodestruição. Trad. de Júlio Henriques. Lisboa: Antígona, 2019.
PELBART, Peter, Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RICHTER, Gerhard. Imagens de pensamento: reflexões dos escritores da Escola de Frankfurt a partir da vida danificada. Trad. Fabio Akcelrud Durão. São Paulo: Nankin, 2017.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Trad. Antonio A. S. Zuin, Fabio Durão, Francisco Fontanella, Mario Frungillo. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
VIANA, Silvia. Rituais de sofrimento. São Paulo: Boitempo, 2012.
WISNIK, Guilherme Teixeira. Dentro do labirinto: Hélio Oiticica e o desafio do “público” no Brasil. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 30, p. 95-110, Agosto, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000200095&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 agosto 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Paula Freitas de Albuquerque; André Cechinel

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.