Apresentação, lista de pareceristas e sumário
Palavras-chave:
engenharia conceitual, ética conceitual, filosofia contemporânea, diálogoResumo
Nos últimos anos, tem crescido o debate sobre a ética conceitual — isto é, sobre como os conceitos devem ser utilizados — e também sobre a engenharia conceitual — isto é, sobre como os conceitos podem ser projetados, mantidos, reparados, reconstruídos ou, quando necessário, abandonados. Embora o interesse pelo tema não seja novo — basta lembrar que Peirce já escrevia sobre uma “ética da terminologia”, e que a “arte de pensar” é um tópico clássico da filosofia —, o volume e o impacto das discussões recentes sobre normas e projetos conceituais têm se mostrado especialmente ricos e frutíferos em diversas áreas da filosofia contemporânea.
Referências
César Schirmer dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
André Abath
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Editores convidados
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 César Schirmer dos Santos, Andr´é Abath

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.