Jürgen Habermas: sobre a necessidade de uma filosofia pós-metafísica da história para subsidiar normativamente a práxis
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.241180Palabras clave:
razão histórica, pensamento pós-metafísico, práxis emancipatória, J. Habermas, teoria críticaResumen
O texto pretende mostrar como e porque o filósofo alemão Jurgen Habermas, apesar de ser um crítico da filosofia da história e autor de um projeto de destrancendentalização da filosofia, ainda reconhece a necessidade de uma concepção filosófica da história para oferecer suporte e estímulo à práxis éticopolítica, e para tanto constrói uma teoria da evolução como uma reconstrução do materialismo histórico enquanto uma teoria pós-metafísica (pretensamente empiricamente demonstrável) à altura de uma razão comunicativa emancipatória
Citas
BARROS, Marcos André de. Democracia e “medium” do direito em J.Habermas. Revista Perspectiva Filosófica. v. I, ano 8, p. 62-72, 2005.
HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. 2.ed. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1990a.
HABERMAS, Jürgen.O discurso filosófico da modernidade.Trad. de Ana MariaBernardo e outros. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990b.
HABERMAS, Jürgen. Era de transição:ensaios sobre o nosso tempo. Trad. de FlávioBeno Siebeneischler Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
SIEBENEISCHLER, F. B. Jürgen Habermas: razão comunicativa eemancipação.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.