Téchne e crises ecológicas: reflexões sobre cosmotécnicas como resposta ao dilema do século
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.254745Palabras clave:
ecologias, máquina, técnica, Yuk HuiResumen
O seguinte texto busca refletir e dissertar acerca de distintas visões filosóficas sobre o problema da ontologia, da cosmopolítica, da ecologia e das suas possíveis resoluções. No cerne, pretende-se também tecer críticas às abordagens de uma noção única de técnica e, portanto, uma distinção radical entre técnica e natureza. Se o dilema mundial do século XXI se apresenta como a crise ambiental e climática, na cosmopolítica (ou seja, de projeção cosmológica e global), é indispensável tratar do tema. Mesmo que indiretamente, projetos cosmopolíticos e configurações ontológicas partilham desse enfrentamento com a relação homem e natureza, em especial as que se propõem em questionar essa dicotomia moderna. Pensa-se aqui distintas propostas e possíveis encontros e similaridades entre as abordagens apresentadas, desde o perspectivismo ameríndio até as soluções micropolíticas de Félix Guattari em As Três Ecologias. Como proposta filosófica conclusiva, reflete-se sobre como o pensamento ecológico-tecnológico de Yuk Hui pode atuar como um importante mediador no equacionamento das cisões entre os projetos de resolução da crise ecológica: trata-se de promover a criação de futuros ou retornos ao passado?
Citas
DUBOIS, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
FLEURY, Lorena e ALMEIDA, Jalcione. "A Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Conflito Ambiental e o Dilema do Desenvolvimento". Ambiente & Sociedade, 16(4), 2013, 141-158
HEIDEGGER, Martin. Introdução à Metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Nietzsche II. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007a.
HEIDEGGER, Martin. "A questão da técnica". Sci. stud., São Paulo , v. 5, n. 3, p. 375-398, Sept. 2007b . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662007000300006&lng=en&nrm=iso>. access on 01 May 2021.
HUI, Yuk. "For a Cosmotechnical Event: In Honor of Don Ihde and Bernard Stiegler". In: MILLER, Glen. SHEW, Ashley (org). Reimagining Philosophy and Technology, Reinventing Ihde. Cham: Springer Nature, 2020a.
HUI, Yuk."Machine and Ecology". Angelaki, 25:4, 2020b, p. 54-66.
HUI, Yuk. Recursivity and Contingency. London: Roman and Littlefield International, 2019.
HUI, Yuk. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. "For a Strategic Primitivism: A Dialogue between Eduardo Viveiros de Castro and Yuk Hui". Philosophy Today, april, 2021.
HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
KOPENAWA, David. e Albert, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1994.
MACIEL, Lucas da Costa. "Perspectivismo Ameríndio". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, 2019. Disponível em: <http://ea.fflch.usp.br/conceito/perspectivismo-amer%C3%ADndio>
MOL, Annemarie. "Política ontológica. Algumas ideias e várias perguntas. In: NUNES, José A. ROQUE, Ricardo (orgs.) Objectos impuros. Experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Edições Afrontamento, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.