Intelectualismo e o campo da estética: o retorno do recalcado?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256175

Palabras clave:

arte, cognitivismo estético, estética, experiência estética, Intelectualismo

Resumen

O ensaio procura investigar as mudanças teóricas das concepções de Pierre Bourdieu na estética, em especial seu ceticismo em relação às experiências estéticas como modo apropriado de compreensão da arte. Para tanto, parte-se de uma introdução ao problema por meio de uma retomada do estatuto da experiência e, em particular, da experiência estética, para uma análise de seu lugar e valor dentro das concepções de Bourdieu tanto nos escritos de juventude (O amor pela arte e Regras da arte), como naqueles de maturidade. A aparente contradição entre um cognitivismo estético mais flexível que acolhe a experiência estética na juventude e um mais estrito, que a excluí e dá lugar a uma sistematização científica da arte nos escritos de maturidade, é abordada por meio da contextualização do pensamento de Bourdieu no campo intelectual dos anos 70.

Biografía del autor/a

Richard Shusterman, Florida Atlantic University

Professor de Filosofia e Inglês, bem como Diretor do Centro do Corpo, Mente e Cultura, da Florida Atlantic University (EUA).

Guilherme Mautone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tradutor do texto (Intellectualism and the field of aesthetics: the return of the repressed?) e Professor convidado na Casamundi Cultura.

Citas

BOURDIEU, Pierre. Practical Reason: On the Thory of Action. Stanford:Stanford University Press, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Pascalian Meditations. Stanford: Stanford UniversityPress, 2000.

BOURDIEU, Pierre. The Love of Art. Stanford: Stanford University Press,1990.BOURDIEU, Pierre. Distinction: A Social Critique of the Judgement ofTaste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.

BOURDIEU, Pierre. The Rules of Art: Genesis and Structure of the Lite-rary Field. Cambridge: Polity Press, 1996.

BOURDIEU, Pierre. The Logic of Practice. Cambridge: Polity Press, 1990.

BOURDIEU, Pierre. Choses Dites. Paris: Minuit, 1987.

DEWEY, John. Experience and Nature. Carbondale: Southern Illinois Uni-versity Press, 1984.

FESTENSTEIN, M.;THOMPSON, S. (Eds.). Richard Rorty: Critical Dia-logues. Cambridge: Polity Press, 2001.

RORTY, Richard. Achieving Our Country. Cambridge: Harvard UniversityPress, 1998.

SHUSTERMAN, Richard. Pierre Bourdieu et la philosophie anglo-améri-caine. Critique, 1995, pgs. 579-580.

SHUSTERMAN, Richard (ed.). Bourdieu: A Critical Reader. Oxford:Blackwell, 1999.

SHUSTERMAN, Richard. L’art a l’état vif. Paris: Minuit, 1992

SHUSTERMAN, Richard. Pragmatist Aesthetics – Living Beauty, Re-thinking Art. Oxford: Blackwell, 1992.

SHUSTERMAN, Richard. Legitimer la légitimation de l’art populaire. Poli-tix, n. 24, 1993, p. 153-167

SHUSTERMAN, Richard. Rap Remix: Pragmatism, Postmodernism andOther Issues in the House. Critical Inquiry, n. 22, 1995, p. 150-158.

SHUSTERMAN, Richard. Sous l’interprétarion. Paris: L’éclat, 1994.

SHUSTERMAN, Richard. Practicing Philosophy: Pragmatism and thePhilosophical Life. New York: Routledge, 1997.SHUSTERMAN, Richard. La fin de l’expérience esthétique. Pau: PUP,1999.

SHUSTERMAN, Richard. Performing Live: Aesthetic Alternatives forthe Ends of Art. Ithaca: Cornell University Press, 2000.

SHUSTERMAN, Richard. Analytic Aesthetics. Oxford: Blackwell, 1989.

SHUSTERMAN, Richard. Practicing Philosophy e Surface and Depth:Dialectics of Criticism and Culture. Ithaca: Cornell University Press,2002.

Publicado

2022-10-27

Número

Sección

Dossiê temático sobre Filosofia e Arte Contemporânea