Intelectualismo e o campo da estética: o retorno do recalcado?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256175Palabras clave:
arte, cognitivismo estético, estética, experiência estética, IntelectualismoResumen
O ensaio procura investigar as mudanças teóricas das concepções de Pierre Bourdieu na estética, em especial seu ceticismo em relação às experiências estéticas como modo apropriado de compreensão da arte. Para tanto, parte-se de uma introdução ao problema por meio de uma retomada do estatuto da experiência e, em particular, da experiência estética, para uma análise de seu lugar e valor dentro das concepções de Bourdieu tanto nos escritos de juventude (O amor pela arte e Regras da arte), como naqueles de maturidade. A aparente contradição entre um cognitivismo estético mais flexível que acolhe a experiência estética na juventude e um mais estrito, que a excluí e dá lugar a uma sistematização científica da arte nos escritos de maturidade, é abordada por meio da contextualização do pensamento de Bourdieu no campo intelectual dos anos 70.Citas
BOURDIEU, Pierre. Practical Reason: On the Thory of Action. Stanford:Stanford University Press, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Pascalian Meditations. Stanford: Stanford UniversityPress, 2000.
BOURDIEU, Pierre. The Love of Art. Stanford: Stanford University Press,1990.BOURDIEU, Pierre. Distinction: A Social Critique of the Judgement ofTaste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
BOURDIEU, Pierre. The Rules of Art: Genesis and Structure of the Lite-rary Field. Cambridge: Polity Press, 1996.
BOURDIEU, Pierre. The Logic of Practice. Cambridge: Polity Press, 1990.
BOURDIEU, Pierre. Choses Dites. Paris: Minuit, 1987.
DEWEY, John. Experience and Nature. Carbondale: Southern Illinois Uni-versity Press, 1984.
FESTENSTEIN, M.;THOMPSON, S. (Eds.). Richard Rorty: Critical Dia-logues. Cambridge: Polity Press, 2001.
RORTY, Richard. Achieving Our Country. Cambridge: Harvard UniversityPress, 1998.
SHUSTERMAN, Richard. Pierre Bourdieu et la philosophie anglo-améri-caine. Critique, 1995, pgs. 579-580.
SHUSTERMAN, Richard (ed.). Bourdieu: A Critical Reader. Oxford:Blackwell, 1999.
SHUSTERMAN, Richard. L’art a l’état vif. Paris: Minuit, 1992
SHUSTERMAN, Richard. Pragmatist Aesthetics – Living Beauty, Re-thinking Art. Oxford: Blackwell, 1992.
SHUSTERMAN, Richard. Legitimer la légitimation de l’art populaire. Poli-tix, n. 24, 1993, p. 153-167
SHUSTERMAN, Richard. Rap Remix: Pragmatism, Postmodernism andOther Issues in the House. Critical Inquiry, n. 22, 1995, p. 150-158.
SHUSTERMAN, Richard. Sous l’interprétarion. Paris: L’éclat, 1994.
SHUSTERMAN, Richard. Practicing Philosophy: Pragmatism and thePhilosophical Life. New York: Routledge, 1997.SHUSTERMAN, Richard. La fin de l’expérience esthétique. Pau: PUP,1999.
SHUSTERMAN, Richard. Performing Live: Aesthetic Alternatives forthe Ends of Art. Ithaca: Cornell University Press, 2000.
SHUSTERMAN, Richard. Analytic Aesthetics. Oxford: Blackwell, 1989.
SHUSTERMAN, Richard. Practicing Philosophy e Surface and Depth:Dialectics of Criticism and Culture. Ithaca: Cornell University Press,2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.