A arte em um campo expandido: Wittgenstein e a estética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256193

Palabras clave:

a questão da arte, cluster conceito, formas de vida, semelhanças de família, Wittgenstein

Resumen

Este artigo retoma os variados modos pelos quais os escritos tardios de Ludwig Wittgenstein foram empregados para abordar a questão “O que é a arte?”. Entre eles, está o modelo das semelhanças de família, o modelo cluster concept e o modelo das formas de vida. O artigo defende uma versão do modelo das formas de vida. Ademais, aborda a suposição de que teria sido muito mais frutífero se os pensadores da estética tivessem explorado o que Wittgenstein disse de fato, em vez de fazer extrapolações a partir de seus escritos para responder àquilo que Nigel Warburton chamou de a questão da arte.

Biografía del autor/a

Noël Carroll, City University of New York

Bacharel pela Hofstra University e Mestre em Filosofia pela University of Pittsburgh. Doutor em Filosofia e em Estudos do Cinema pela University of Illinois, Chicago.

Guilherme Mautone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

tradutor do texto (Art in an expanded field: Wittgenstein and aesthetics) e Professor convidado na Casamundi Cultura

Citas

CARROLL, Noël. Beyond Aesthetics. Cambridge: Cambridge UniversityPress, 2001.

MAUTONE, Guilherme. Descredenciamento estético e habilitação narra-tiva: a construção de um novo modelo para a filosofia da arte em NöelCarroll. 2016. 180 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Filosofia), Ins-tituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Gran-de do Sul, Porto Alegre, 2016.

MAUTONE, Guilherme. Intenção & Contexto: filosofia da arte e estéticano elogio da arte contemporânea. 2021. 323 f. Tese de Doutorado (Douto-rado em Filosofia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen – Philosop-hical Investigations. Tradução de G. E. Anscombe, P. Hacker & J. Schulte.Oxford: Basil-Blackwell, 2009.

Publicado

2022-10-27

Número

Sección

Dossiê temático sobre Filosofia e Arte Contemporânea