A arte em um campo expandido: Wittgenstein e a estética
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256193Palabras clave:
a questão da arte, cluster conceito, formas de vida, semelhanças de família, WittgensteinResumen
Este artigo retoma os variados modos pelos quais os escritos tardios de Ludwig Wittgenstein foram empregados para abordar a questão “O que é a arte?”. Entre eles, está o modelo das semelhanças de família, o modelo cluster concept e o modelo das formas de vida. O artigo defende uma versão do modelo das formas de vida. Ademais, aborda a suposição de que teria sido muito mais frutífero se os pensadores da estética tivessem explorado o que Wittgenstein disse de fato, em vez de fazer extrapolações a partir de seus escritos para responder àquilo que Nigel Warburton chamou de a questão da arte.Citas
CARROLL, Noël. Beyond Aesthetics. Cambridge: Cambridge UniversityPress, 2001.
MAUTONE, Guilherme. Descredenciamento estético e habilitação narra-tiva: a construção de um novo modelo para a filosofia da arte em NöelCarroll. 2016. 180 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Filosofia), Ins-tituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Gran-de do Sul, Porto Alegre, 2016.
MAUTONE, Guilherme. Intenção & Contexto: filosofia da arte e estéticano elogio da arte contemporânea. 2021. 323 f. Tese de Doutorado (Douto-rado em Filosofia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen – Philosop-hical Investigations. Tradução de G. E. Anscombe, P. Hacker & J. Schulte.Oxford: Basil-Blackwell, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.