Notas críticas sobre a crítica dos afetos
sobre intelectualismo, eurocentismo e antropocentrismo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2024.264189Palabras clave:
Hegel, Wittgenstein, Intelectualismo, Eurocentrismo, AntropocentrismoResumen
Campello (2022) pretende fazer uma crítica dos afetos pela crítica da linguagem, analisando em narrativas particulares de injustiça o contexto de uso de expressões sobre afetos e sua relação com normas e instituições. Nesse caminho, são criticamente tratados os conceitos de identidade e propriedade tal como forjados pela modernidade filosófica e herdados por nós pela maneira como tratamos afetos e expressões de injustiça. No presente texto crítico, apresento suas principais ideias e discuto como a articulação proposta entre Hegel e Wittgenstein, apesar de seminal, ainda guarda vários traços eurocêntricos, antropocêntricos e intelectualistas.
Citas
CAMPELLO, Filipe. Crítica dos afetos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.