Safatle, Vladimir. Circuito dos Afetos: Corpos políticos, Desamparo, Fim do Indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Palavras-chave:
afetos, corpo político, instituições, desamparoResumo
As linhas que se seguem neste texto têm a pretensão de promulgar a máxima de que uma boa obra de filosofia é sempre um convite a filosofar, a pensar com o filósofo, a partir dele e, claro, muitas vezes contra ele. Meu texto tenciona cumprir esse triplo aspecto da crítica filosófica, mas sem perder de vista aquilo a que se propõe a presente intervenção: permitir uma ampliação do debate do que o livro autoral do colega Safatle nos trás à tona de modo razoavelmente inédito, pelo menos, no Brasil, a saber: a questão dos afetos na sua relação com a política. Em particular dos afetos do medo, da esperança, e do desamparo. Assim, com intuito de dialogar com a obra Circuito dos Afetos em função dos três aspectos da crítica filosóficas é que me reservo a fazer os comentários que se seguem nas linhas desta resenha.Referências
ANDRADE M. OLIVEIRA, É ; STORCH, A. . Por um urbanismo moral. Insight Inteligência (Rio de Janeiro), v. 7, p. 66-77, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.