Considerações acerca de uma estética negativa em Theodor W. Adorno

Autores

  • Fábio Caires Correia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Oneide Perius Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.230358

Palavras-chave:

teoria estética, arte, autonomia, ética, Theodor W. Adorno

Resumo

A obra de arte é um fato social. É um produto social de indivíduos sociais, e sua lógica é construída a partir dessa visão. Mas deve principalmente ser autônoma. É na arte que a radicalidade da dialética encontra sua maior expressão. Pois, sendo expressão dialética e, ainda, negativa, ela é ao mesmo tempo social e antissocial. É a partir desta tensão entre autonomia e determinação que é desenvolvida a Teoria Estética (Ästhetische Theorie). O objetivo deste texto é, neste sentido, apresentar a radicalidade da teoria estética negativa adorniana como uma tentativa de trazer à luz não só outro esquecido pela razão moderna, mas, e de forma mais específica, pensar a liberdade em meio a uma sociedade de não-liberdade. A estética negativa, enquanto sensibilidade e movimento para o não-idêntico é, neste sentido, moção e fundamento de apoio à ética, enquanto propensão a uma possível vida menos errada.

Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto de Filosofia na UFT; Professor no Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos UFT/ESMAT

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Publicado

2017-08-22

Edição

Seção

Eixo Temático