Modernidade e experiência em “sobre alguns temas Em Baudelaire” De Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.230364Palavras-chave:
Walter Benjamin, modernidade, experiência, sensibilidadeResumo
O presente trabalho objetiva a exposição da reflexão de Walter Benjamin (1891-1940) sobre a estruturação da sensibilidade moderna no ensaio de maturidade Sobre alguns temas em Baudelaire (1939). Neste escrito, o autor berlinense assinala como signo da modernidade a profunda transformação das formas de percepção estética em meio à radicalização do desenvolvimento das forças seculares produtivas. A sensibilidade coletiva, no mundo moderno, pauta-se, para este autor, em uma dinâmica do hiperestímulo que perpassa as múltiplas esferas da vida, transmutando a relação que estabelecemos com a temporalidade, superpondo o choque ao vivido, a consciência à memória, a vivência (Erlebnis) do indivíduo isolado e fragmentado que habita as velozes paisagens citadinas à possibilidade de uma experiência em sentido forte (Erlebnis).
Referências
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Tradução: Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução: Ivo Junqueira. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BAUDELAIRE, Charles. Les fleurs du mal. Préface et commentaires de Robert Sctrick. Paris: Pocket, 1989.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os Pensadores vol. XLVIII. Tradução: José Lino Grünnewald. São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1975b.
BENJAMIN, Walter. Experiência. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução: Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Sumus, 1984.
BENJAMIN, Walter. Paris do Segundo Império. In: Charles Baudelaire um lírico no auge no capitalismo. Tradução: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989a.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Charles Baudelaire um lírico no auge no capitalismo. Tradução: José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989b.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994b.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994c.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. –São Paulo: Brasiliense, 1994d.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: Magia e técnica, arte e política. 7.ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. SãoPaulo: Brasiliense, 1994h.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Apresentação, tradução e notas: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012.
CANTINHO, Maria João. Modernidade e alegoria em Walter Benjamin. Espéculo – Revista de Estudios Literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2003, p. 1-20.
CIORAN, Emil. De l’inconvénient d’être né. Paris: Gallimard, 1973
DAMIÃO, Carla Milani. Sobre o declínio da “sinceridade”: filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
D‟ÂNGELO, Martha. A modernidade pelo olhar de Walter Benjamin. Kriterion – Revista de Filosofia. São Paulo: v. 20, n. 56, Apr. 2006, p. 237-251.
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução: Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Coleção Tudo é história).
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense. 1994, p. 7-19.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. De uma estética da visibilidade a uma estética da tatibilidade em W. Benjamin. In: Couto, E. S., Damião, C. M. (org.). Walter Benjamin: Formas de percepção estética da modernidade. Salvador: Quarteto editora, 2008, p. 145-168.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva. 2009.
GAY, Peter. A Cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
MATOS, Olgária. Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia, a revolução. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MATOS, Olgária. Discretas esperanças. Reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
MATOS, Olgária. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
MITROVITCH, Caroline. Experiência e formação em Walter Benjamin. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
MURICY, Katia. Alegorias da dialética. Imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau, 2009.
PEIXOTO, Nelson Brissac. A Sedução da Barbárie. O Marxismo na Modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1982.
ROUANET, Sérgio Paulo. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.
SZONDI, Peter. Esperança no Passado – Sobre Walter Benjamin. In: Artefilosofia – Revista do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura / Universidade Federal de Ouro Preto. Tradução: Luciano Gatti. Ouro Preto:n.6, abril de 2009, p. 14-25.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.