Uma breve introdução à filosofia da ciência em prática

Autores

  • Luana Poliseli Universidade Federl da Bahia, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2019.248090

Palavras-chave:

prática científica, virada empírica, pragmatismo, naturalismo, sociedade de filosofia da ciência em prática, filosofia-da-ciência em prática

Resumo

A filosofia da ciência estuda a ciência, o modus operandi da ciência e o conhecimento científico. Convencionalmente, as investigações filosóficas desse campo se debruçam principalmente sobre aspectos metafísicos, epistemológicos e metodológicos da produção de conhecimento nas ciências. Muito embora seja tradicionalmente subdividida em filosofia geral das ciências e filosofia das ciências especiais, a filosofia da ciência de uma forma geral ainda se mantém distante das práticas científicas propriamente ditas. Para suprir tal demanda surge uma terceira subdivisão, ainda embrionária, a filosofia da ciência em prática. Este artigo apresenta uma breve introdução à filosofia da ciência em prática e à Sociedade de Filosofia da Ciência em Prática, discute seus objetivos e estratégias metodológicas, bem como seu engajamento social e empírico. Espero que, com esse artigo, seja possível trazer uma breve noção sobre a diversidade de investigações e as possibilidades de uma filosofia da ciência que pode ir para além do escopo meta-analítico, que pode ser empiricamente engajada e socialmente informada.

Referências

ANDERSEN, Hanne. The second essential tension: on tradition and innovation in interdisciplinary research. Topoi 32, pp. 3-8, 2013.

ANDERSEN, Hanne. Collaboration, interdisciplinarity and the epistemology of contemporary sciences. Studies of History and Philosophy of Science Part A 56, pp. 1-10, 2016.

ANKENY, Rachel; CHANG, Hasok; BOUMANS, Marcel & BOON, Mieke. Introduction: philosophy of science in practice. European Journal for Philosophy of Science 1(3), pp. 303-307, 2011.

AUFRECHT, Monica. The context distinction: controversies over feminist philosophy of science. European Journal for Philosophy of Science, 1, n. 373, 2011.

AYMORÉ, Débora; KOIDE, Kelly & FERREIRA, Mariana Toledo. Ativismo, feminismo e filosofia da ciência: entrevista com Helen Longino. Scientiae Studia, São Paulo, vol. 15, n. 1, pp. 145-162 2017.

BARBEROUSSE, Anouk; BONNAY, Dennis & COZIC, Mikael. Précis de philosophie des sciences. Paris: Vuibert, 2011.

BOON, Mieke. Philosophy of science in practice: a proposal for epistemological constructivism. In LEITGEB, H; NINILUOTO, I; SEPPÄLÄ, P. & SOBER, E. (eds.) Logic, methodology and philosophy of science, pp. 289-310. Proceedings of the 15th International Congress (CLMPS 2015): College Publications, 2017.

BOUMANS, Marcel. & LEONELLI, Sabina. Introduction: on the philosophy of science in practice. Journal of General Philosophy of Science 44, pp. 259-261, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Editora UNESP, [1997]2004.

BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia & REIS, José Claudio. Breve história da ciência moderna. Vol. 1: Convergência de saberes (Idade Média). Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia & REIS, José Claudio. Breve história da ciência moderna. Vol. 2: Das máquinas do mundo ao Universo-máquina (séc. XV a XVII). Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia & REIS, José Claudio. Breve história da ciência moderna. Vol. 3: Das luzes ao sonho do doutor frankenstein (séc. XVIII). Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia & REIS, José Claudio. Breve história da ciência moderna. Vol. 4: A belle-époque da ciência (séc. XIX). Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BRYSON, Anthony Alan. The view from the armchair: a defense of traditional philosophy. PhD (Doctor of Philosophy) thesis, University of Iowa, 2009.

CAPONI, Gustavo. Leyes sin causa y causas sin ley en la explicación biológica. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2014.

CHANG, Hasok. Epistemic activities and systems of practice: units of analysis in philosophy of science after the practice turn. In SOLER, L; ZWART, S; LYNCH, M. & ISRAEL-JOST, V. (eds.) Science after the practice turn in the philosophy, history and social studies of science. New York: Routledge Studies in the Philosophy of Science, 2014.

CID, Rodrigo. Leis da Natureza: uma abordagem filosófica. Macapá: UNIFAP.

CRAVER, Carl. Explaining the brain: mechanisms and the mosaic unity of neurosciences. New York: Oxford University Press, 2007.

CUPANI, Alberto. Formación científica y reflexión filosófica (Acerca de la utilidad de la filosofía de la ciencia en la formación del científico). Práctica Científica y Reflexión Filosófica. (Acessado em: https://www.unrc.edu.ar/publicar/cde/05/Cupani.htm).

DASTON, Lorraine. & GALISON, Peter. Objectivity. New York: Zone Books, 2010.

DE OLIVEIRA, Marco Barbosa. On the commodification of science: the programmatic dimension. Science & Education 22, pp. 2463-2483, 2013.

DE REGT, Henk. Understanding scientific understanding. New York: Oxford University Press, 2017.

DE REGT, Henk & DIEKS, Dennis. A contextual approach to scientific understanding. Synthese 144, pp.137-170, 2005.

DUPRÉ, John. The disorder of things. Cambridge: Harvard University Press, 1993.

EL-HANI, Charbel Niño & LUDWIG, David. Philosophy of ethnobiology: understanding knowledge integration and its limitation. Journal of Ethnobiology, vol. 39, 2019.

FEYERABEND, Paul. Adeus à razão. São Paulo: Editora UNESP, [1987]2010.

FODOR, Jerry. Special sciences (or: the disunity of science as a working hypothesis). Synthese, pp. 97-115, 1974.

FRANK, Phillip. Philosophy of science: the link between science and philosophy. Upper Saddle River, NJ, US: Prentice Hall/Pearson Education, 1957.

FREETH, Rebecca. & CANIGLIA, Guido. Learning to collaborate while collaborating: advancing interdisciplinary sustainability research.Sustainability Sciences 11, n.3, 2020.

GALISON, Peter. How experiments end. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

GALISON, Peter & STUMP, David (eds.) The disunity of science: boundaries, contexts and power. Palo Alto, California: Stanford University Press, 1996.

HACKING, Ian. Representar e intervir: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Rio de Janeiro: EDUERJ, [1983]2012.

HEMPEL, Carl & OPPENHEIM, Paul. Studies in the logic of explanation. Philosophy of Science 15, pp. 135-175, 1948.

KHALIFA, Kareem. Understanding, explanation and scientific knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

KITCHER, Philip. Explanatory unification. Philosophy of Science 48, pp. 507-531, 1981.

KNUUTTILA, Tarja. Modelling and representing: an artefactual approach to model-based representation. Studies in History and Philosophy of Science, 42, pp. 262-271, 2011.

KOIDE, Kelly; FERREIRA, Mariana Toledo & MARINI, Marisol. Arqueologia e a crítica feminista da ciência: entrevista com Alison Wylie. Scientiae Studia, São Paulo, vol. 12, n. 3, pp. 5449-590, 2014.

KOSOLOSKY, Lazlo. Philosophy-of-science in practice vs. philosophy of science-in-practice. Newsletter SPSP, Winter , pp. 9-10, 2012.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5a. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, [1962]1997.

KUSCH, Martin. A socially-engaged philosophy, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCyGsq118XnjrHhpgLCea6kg/videos>

LACEY, Hugh. Valores e a atividade científica. São Paulo: Editora Discurso, 1998.

LACEY, Hugh. Valores e a atividade científica 1. São Paulo: Associação Filosófica Scientia Studia/Editora 34, 2008.

LACEY, Hugh. Valores e a atividade científica 2. São Paulo: Associação Filosófica Scientia Studia/Editora 34, 2010.

LADYMAN, James. Understanding philosophy of science. Abingdon: Routledge, 2001.

LADYMAN, James. The history of philosophy of science. In. BECKER, K. & THOMPSON, I.D. (eds.) The Cambridge History of Philosophy, 1945-2015, pp. 189-209. Cambridge University Press, 2019.

LAKATOS, Inre. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1987.

LEONELLI, Sabina. Data-centric biology: a philosophical study. Chicago: The University of Chicago Press, 2016.

LEONELLI, Sabina & TEMPINI, Niccolò. (eds.) Data journeys in the sciences. London: Springer, 2020.

LONGINO, Helen. Science as social knowledge: values and objectivity in scientific inquiry. Nova Jersey: Princeton University Press, 1990.

LUDWIG, David & POLISELI, Luana. Relating traditional and academic ecological knowledge: echanistic and holistic epistemologies across cultures. Biology & Philosophy, vol. 33, n. 43, 2018.

MAYR, Ernst. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: UNB, [1982]1998.

MORGAN, Mari & MORRISON, Margareth (eds). Models as mediators: perspectives on natural and social sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

MURCHO, Desidério. Does science need philosophy? Rev. Eletr. Infor. E Cogn., v. 5, n.2, pp. 50-58, 2006.

OLIVEIRA, Marco Barbosa. Sobre o significado político do positivismo lógico. Crítica Marxista, São Paulo: Boitempo, v. 1, n. 14, pp. 73-84, 2002.

OLIVEIRA, Tiago. Notas sobre o problema do realismo científico. Investigação Filosófica, v. 10, n. 2, pp. 47-59, 2019.

PICKERING, Andrew. (ed.) Science as practice and culture. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1992.

POLISELI, Luana. When ecology and philosophy meet: constructing explanation and assessing understanding in scientific practice. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

POLISELI, Luana & LEITE, Clarissa Machado Pinto. Modelling transdisciplinary practices: an interplay between disagreement and trust. In.LUDWIG, D; KOSKINEN, I; POLISELI, L; MNCUBE, Z. & REYESGALINDO, L. (eds.) Global epistemologies and philosophies of science. Routledge, Taylor & Francis Group, 2020 (no prelo).

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, [1959]1993.

PSILLOS, Stathis. Scientific realism: how science tracks the true? New York: Routledge, 1999.

PSILLOS, Stathis. What is general philosophy of science? Journal of General Philosophy of Science, n. 43, pp. 93-103, 2012.

QUINHONES, Dionatans Godoy & COSTA, Márcio Luis. Filosofia: uma ciência prática? Multitemas, n. 38, pp. 145-159, jul., 2010.

RADDER, Hans. The commodification of academic research: science and the modern university. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2010.

RADDER, Hans. What prospects for a general philosophy of science? Journal for General Philosophy of Science 43(1), pp. 89-92, 2012.

SALMON, Wesley. Scientific explanation and the causal structure of the world. Princeton: Princeton University Press, 1984.

SHAPERE, Dudley. Reason and the search for knowledge: investigations in the philosophy of science. Boston Studies in the Philosophy of Science, v. 78. Drodrecht: D. Reidel Publishing Company, 1984.

SHINN, Terry & RAGOUET, Pascoal. Controvérsias sobre a ciência: por uma sociologia transversalista da atividade científica. Coleção Estudos sobre a Ciência e Tecnologia. São Paulo: Associação Nacional Scientia Studia/Editora 34, 2008.

SOCIETY FOR PHILOSOPHY OF SCIENCE IN PRACTICE. Mission statement. Disponível em: <https://www.philosophy-science-practice.org/about/mission-statement>. Acessado em: 13/06/2020.

SOLER, Léna. Tacit aspects of experimental practices: analytical tools and epistemological consequences. European Journal for Philosophy of Science 1, n. 393, 2011.

SOLER, Léna; ZWART, Sjoerd; LYNCH, Michael & ISRAEL-JOST, Vincent (eds.) Science after the practice turn in the philosophy, history and social studies of science. New York: praticantes da psp, I am aware that might be the case of my opinion in here might differ from those psp practioners, even tought, I believeRoutledge Studies in the Philosophy of Science, 2014.

SRPOISE, The Consortium for Socially Relevant Philosophy of/in Science and Engineering. Disponível em: <http://srpoise.org/>. Acessado em 10/07/2020.

STERN, David. The practical turn. In TURNER, S.P. & ROTH, P.A. (eds.) The Blackwell Guide to the philosophy of social sciences, pp. 185-206. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2003.

THE TOOLBOX PROJECT. Dialogue initiative. Disponível em: <http://tdi.msu.edu/>. Acessado em: 15/07/2020.

WAGENKNECHT, Susan. Facing the incompleteness of epistemic trust: managing dependence in research practice. Social Epistemology 29(2), pp. 160-184, 2015.

Downloads

Publicado

2020-08-27