Ge-stell como destino em Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.248416

Palavras-chave:

Ge-stell, destino, disposição

Resumo

A com-posição (Ge-stell) é apresentada por Martin Heidegger como a essência da técnica moderna. Esta se apresenta contemporaneamente de um modo completamente distinto da relação instrumental e antropológica que envolve apenas os afazeres ou a lida com objetos técnicos cotidianamente. Como manifestação de ser, a com-posição abre para o homem mais uma possibilidade de ser-no-mundo. A partir da sintonia que pode estabelecer com essa nova disposição, ele realiza o modo de ser do técnico. Caracterizado por encerrar suas possibilidades de ser num único modo, sobretudo por ser característica da com-posição (Ge-stell), o pensamento calculador, o modo de ser técnico impossibilita o homem de refletir sobre o que lhe constitui propriamente, que é a abertura para modos de ser.


Biografia do Autor

Leidiane Coimbra de Lima Castro, Universidade Federal de Goiás

Doutora egressa da Universidade Federal de Goiás. Defendeu recentemente a tese intitulada "O lugar da arte no mundo da técnica: aproximações e distanciamentos entre arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger." Possui mestrado em filosofia pela Universidade Federal da Bahia, onde também se graduou. Sua pesquisa gira em torno da questão da técnica e da filosofia da arte a partir de Heidegger.

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Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Dossiê temático A physis em uma filosofia da técnica pós-heideggeriana