“Sobre a contradição” de Cirne-Lima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.253770

Palavras-chave:

Cirne-Lima, contradição, revisão, correção, Aristóteles, Hegel

Resumo

Esta é uma resenha do livro “Sobre a Contradição”, lançado em 1993, pela Editora PUC-RS, e uma homenagem ao seu autor, Carlos Roberto Velho Cirne Lima, um intelectual brasileiro falecido recentemente, em 2020. Cirne-Lima é um pensador dialético que propõe um sistema filosófico próprio, original e polêmico. Hoje, como em toda a sua vida, em tempos de revisões e correções da Lógica Clássica aristotélica e da subjetividade frente ao necessitarismo na Filosofia, Cirne-Lima é atual e merece significativa atenção. Isso porque dialoga com diferentes correntes da Dialética (Platão e Hegel) e da Analítica (Aristóteles) e as concilia no espírito atual de lógicas não-clássicas. Seu trabalho tem fortes traços neoplatônicos e neohegelianos. Nesse sentido, buscou-se, nesta resenha, apresentar o filósofo e a filosofia e responder, dentre outras coisas: qual é a ideia central do livro? Como o autor desenvolve sua proposta? Quais são alguns pontos específicos que o filósofo revisa e corrige de Hegel? Por que o livro é importante em dias atuais? Por que o autor é polêmico e original?

Biografia do Autor

Glauber Franco de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Alagoas com um projeto de pesquisa acerca da natureza da contradição na contemporaneidade. Vice-coordenador no "Projeto de Extensão Entendendo a crise brasileira atual" registrado na Universidade Federal de Mato Grosso. Bacharel em Serviço Social na Universidade Federal de Mato Grosso com um Trabalho de Curso sobre as classes médias no ciclo das mobilizações entre 2013-2018. Foi voluntário no Projeto de Extensão Ultraliberalismo e Conservadorismo no Brasil atual registrado na Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisando a hipótese de racializadas classes médias e classes proletárias na formação social do capitalismo brasileiro. Pesquisando a hipótese de parcelas de classes médias na formação do capitalismo brasileiro. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão nas grandes áreas de Serviço Social e Filosofia, especialmente nas categorias marxianas e no debate marxista. No mestrado, rolda diversas tradições, sendo elas tanto da Analítica como da Dialética.

Referências

CIRNE-LIMA, Carlos Roberto Velho. Sobre a Contradição. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 1993.

CIRNE-LIMA, Carlos Roberto Velho. Dialética para principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

CIRNE-LIMA, Carlos Roberto Velho. Depois de Hegel: uma reconstrução crítica do sistema neoplatônico. Caxias do Sul: Edu-CS, 2006.

CD-ROM. Dialética para todos: CD-ROM. Disponível: http://carloscirnelima.org /site_2020/cd.html. Acessado em: 10 abr 2022.

Instituto Humanitas Unisinos. Entrevista com Carlos Roberto Velho Cirne-Lima (1931-2020) por Ricardo Machado. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/600024-carlos-roberto-velho-cirne-lima-1931-2020. Acessado em: 09 abr 2022.

Instituto Humanitas Unisinos. Cirne-Lima: defensor de uma posição única no debate filosófico. Entrevista especial com Paulo Roberto Margutti Pinto Paulo Roberto Margutti Pinto por Márcia Junges e Patricia Fachin. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/600051-cirne-lima-defensor-de-um a-posicao-unica-no-debate-filosofico-entrevista-especial-com-paulo-roberto-margutti-pi nto. Acessado em: 09 abr 2022.

Instituto Humanitas Unisinos. Quando Hegel fala em contradição, entenda-se contrariedade. Entrevista concedida a IHU-online. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/878-carlos-roberto-cirne-lima. Acessado em: 09 abr 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-11