O geotrauma e a história do seer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.254743

Palavras-chave:

metafísica da subjetividade, capitalismo, geontologia, geopoder, geotrauma

Resumo

Heidegger critica a metafísica subjetividade – a questão da vontade de poder, por exemplo, que parece desembocar num grande problema para o autor, que seria justamente a total inteligibilidade da realidade (um exercício sem dúvida operado pelo capitalismo). No entanto, apesar de criticar a subjetividade, não retira do humano sua excepcionalidade diante dos outros entes (como os animais e as pedras). Na verdade, apenas no humano a virada (o segundo começo) pode se dar. A ideia de que tal evento possa ocorrer apenas no humano me faz pensar em como as ideias de Heidegger, a revelia do que o próprio esperava, alimentam uma forma de exclusão do outro através do mesmo, muito semelhante à articulada pelo capitalismo (principalmente em sua forma tardia e contemporânea). Capitalismo e metafísica, portanto, seriam dois lados da mesma moeda. Nesse ensaio, gostaria de (re)pensar o conceito da “máquina antropológica” heideggeriana à luz dos conceitos de geotrauma, geontopoder e geontologia, numa tentativa de especular a respeito da intrusão do Húmus naquilo que Heidegger chama de História do Seer, movimento essencial para o segundo começo.

Biografia do Autor

Antonio da Mata, Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em literatura pela Universidade de Brasília (UnB)

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O aberto: o homem e o animal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

HAAR, Michel. 1985. Le chant de la terre: Heidegger et les assises de l’histoire de l’être. Paris: L'Herne.

HARAWAY, Donna. Staying With the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Duke University Press; USA, 2016.

HEIDEGGER, Martin. La historia del ser. - 1a ed. - Buenos Aires : El Hilo de Ariadna : Biblioteca Internacional Martin Heidegger, 2011,a.

HEIDEGGER, Martin. Bremen and Freiburg lectures : insight into that which is and basic principles of thinking. Indiana University Press; 2012.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da Metafísica: mundo, finitude, solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 2011,b.

HEIDEGGER, Martin. Meditação. Rio de Janeiro: Vozes. 2010.

MACKAY, Robin. A brief history of Geotrauma, in Leper Creativity. Org. Ed Keller, Nicola Masciandaro & Eugene Thacker. Punctum books, Brooklyn; New York, 2012.

POVINELLI, Elizabeth. Geontologies : a requiem to late liberalism. Durham : Duke University Press, 2016.

Downloads

Publicado

2022-08-11

Edição

Seção

Dossiê temático A physis em uma filosofia da técnica pós-heideggeriana