Abertura em situações de atenção conjunta
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256763Palavras-chave:
abertura, atenção conjunta, situação, sem-fundamentoResumo
A abertura é uma característica distintiva nos episódios de atenção conjunta.Em tal episódio, tudo está em aberto, nada está escondido (PEACOCKE, 2005, p. 298). Mas o que esta descrição metafórica deve entender? Na abordagem do conhecimento comum, a abertura é caracterizada por uma lista infinita de atribuições de conhecimento perceptivo iterado. Esta abordagem sobre carrega os custos cognitivos da atenção conjunta. Na abordagem relacional, a abertura é uma noção primitiva; o fenômeno resulta da fusão de percepções entre os agentes, uma experiência singular de co-percipiência que explica a atenção conjunta de forma gratuita. Este documento tem como objetivo argumentar por uma abordagem intermediária para explicar a abertura. Oferecemos aqui um relato da abertura em termos de situações não fundamentadas. Argumentaremos que ele não apenas caracteriza plenamente a consciência mútua de forma finita e adequada, mas que também preserva abaixa carga cognitiva da situação de co-presença.
Referências
BARWISE, Jon. "Three views of common knowledge", In M. Vardi (ed.), Proceedings of the Second Conference on Theoretical Aspects of Reasoning about Knowledge. Los Altos, Calif.: Morgan Kaufmann, 1988, pp. 365–79.
BARWISE, Jon. The Situation in Logic. CSLI Lecture Notes 17. Stanford, Calif: CSLI. 1989.
BARWISE, Jon; PERRY, John. Situations and Attitudes. London: The MIT Press, 1983.
CALL, Josep; CARPENTER, Malinda. Do apes and children know what they have seen?. Animal Cognition (4), 2001, pp. 207-220.
CAMPBELL, John. "Joint Attention and Common Knowledge". In EILAN, Naomi; HOERL, Christoph; MCCORMACK, Teresa; and ROESSLER, Johannes. Joint Attention: Comunication and other minds. NY: Oxford University Press, 2005, pp 287-297.
GRIM, Patrick. The Incomplete Universe: Totality, Knowledge, and Truth. London: The MIT Press, 1991.
HARE, Brian; TOMASELLO, Michael. Domestic dogs use human and conspecific social cues to locate hidden food. Journal of Comparative Psychology, 113(2), 1999, pp. 173-177.
KAMINSKI, Juliane; RIEDEL, Julia; CALL, Josep; TOMASELLO, Michael. Domestic goats, Capra hircus, follow gaze direction and use social cues in an object choice task. Animal Behaviour, 69(1), 2005, pp. 11-18.
LEWIS, David. Convention: a philosophical study. Great Britain, Blackwell Publishers, 2002.
LISZKOWSKI, Ulf; CARPENTER, Malinda; HENNING, Anne; STRIANO, Tricia; TOMASELLO, Michael. Twelve-months-olds point to share attention and interest. Developmental Science 7(3), 2004, pp. 297-307.
PEACOCKE, Christopher. "Joint Attention: Its Nature, Reflexivity, and Relation to Common Knowledge". In EILAN, Naomi; HOERL, Christoph; MCCORMACK, Teresa; and ROESSLER, Johannes. Joint Attention: Comunication and other minds. NY: Oxford University Press, 2005, pp 298-324.
SCHIFFER, Stephen. Meaning. NY: Oxford Claredon Press, 1972.
SCHOEGEL, Christian; KOTRSCHAL, Kurt; BUGNYAR, Thomas. Gaze following in common ravens, Corvus corax: ontogeny and habituation. Animal Behaviour, 74 (4), 2007, pp. 769-778.
TOMASELLO, Michael; CARPENTER, Malinda. Shared Intentionality. Developmental Science 10(1), 2007, pp. 121-125.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.








