Editorial - v. 50, n. 2 (2023)

Autores

Palavras-chave:

editorial, poéticas, limites

Resumo

Ficamos orgulhosos que a Revista Perspectiva Filosófica se transformou, ao longo de 30 anos de existência, em um veículo relevante de publicação de trabalhos filosóficos na vanguarda do conhecimento no nordeste brasileiro. O desenvolvimento da Revista é fruto de um trabalho coletivo contínuo e cuidadoso; mesmo trabalho que possibilitou que nosso projeto de doutorado, na UFPE, fosse aprovado recentemente pela CAPES. Isto representa uma grande vitória da região Nordeste. Eram três estados vizinhos (Alagoas, Pernambuco e Paraíba) com mestrados acadêmicos em Filosofia, mas sem um doutorado. Há uma grande demanda reprimida para este nível de formação acadêmica na região. Discentes formados recentemente nestes mestrados ou tinham que evadir a região ou desistir de sua formação mais especializada em Filosofia. Além disso, Recife é largamente reconhecido no Brasil pela produção intelectual, artística e filosófica pungente. A cidade, com esta vocação cultural, deveria ter um doutorado em filosofia e também uma revista de filosofia forte e relevante como a nossa Perspectiva. Com alegria vemos que estas lacunas foram revertidas.

O presente número especial da Revista Perspectiva Filosófica é intitulado “Poéticas dos Limites” e retoma a questão política e estética no contexto do confinamento ocasionado pelo Covid-19. Os editores convidados engajaram pesquisadores de campos distintos para investigar a capacidade e os limites da produção artística recente, seja na literatura, nas artes plásticas ou na música. Os textos aqui selecionados pensam a ritualização dos embates emotivos na arte contemporânea, terreno fértil, mas denso de divergências, paradoxos e conflitos. As contribuições trazem discussões fascinantes sobre a relação entre o íntimo e o público, entre o interior e o exterior, entre a subjetividade e a objetividade, entre o real e a fantasia. Todos estes temas são perenes e largamente importantes para a história da Filosofia e para discussões contemporâneas.

Gostaríamos de agradecer os editores-convidados pelo excelente trabalho e reconhecer também o trabalho fundamental dos secretários, a saber, Mateus Alves, Albérico Sial e Mayk Lucas, nos bastidores da Revista.

Fechamos esta curta apresentação com votos para que o recém-aprovado doutorado em Filosofia na UFPE e a atualização do sistema da nossa revista para o OJS3 qualifique ainda mais a Revista Perspectiva Filosófica.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-04