"Acabaram as festas": a música pop russa no contexto do auto-isolamento
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.259052Palavras-chave:
música pop russa, coronavírus, quarentena, autoisolamento, videoclipes, vídeos caseirosResumo
O artigo analisa como a música pop russa respondeu à pandemia do coronavírus e sua consequente quarentena e auto-isolamento. As canções que surgiram sob as restrições da quarentena e se dedicaram diretamente ao tema podem ser divididas em três blocos temáticos: canções sobre política, romance e cotidiano. Em cada uma dessas áreas, o autor das composições encontra padrões de enredo e sons que são consistentes com a situação extrema ou, ao contrário, que tentam ignorá-la. O artigo também trata das características dos videoclipes que surgiram sob essas novas condições. Em particular, discute os contextos envolvendo símbolos materiais de quarentena (máscara, papel higiênico), bem como diferentes formas de incorporar a imagem do médico nos videoclipes. O artigo especifica ainda o que particulariza os videoclipes caseiros filmados por estrelas pop. Por fim, busca-se investigar as razões do sucesso fenomenal da música "Crying at a Techno Party" (interpretada por "Khleb" e "Cream coda"), que foi escrita muito antes da pandemia, mas de repente se tornou seu símbolo musical.Referências
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