Museus online como uma obra de arte complexa
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.259054Palavras-chave:
museu, museu digital, tela dividida, comunicação, imersividade, interatividadeResumo
No século XXI, a digitalização foi implementada ativamente em todas as esferas da vida, e essa tendência é relevante para os museus russos. O conteúdo principal do ambiente digital do museu é caracterizado pela diversidade visual e vários mecanismos de comunicação. O mesmo tema ou exposição pode ser explorado em várias formas visuais, o que nos permite ver espetáculos diferentes. Um componente importante do conteúdo visual é sua implementação em tela dividida, que restaura parcialmente o aspecto arquitetônico material perdido no espaço digital abstrato, ou melhor, cria-se pelo menos uma ilusão de tal processo. O objetivo deste artigo é analisar o museu digital como um objeto de arte complexo. Como resultado do estudo, conclui-se que as principais características do assunto são a integração das mídias, a variabilidade dos modos de comunicação, a manipulação gamificada dos objetos expostos e, em alguns casos, a conceitualidade exagerada. A comunicação com o conteúdo do museu digital inclui elementos de interatividade e imersão virtual no ambiente. Esses elementos são caracterizados por um tom principalmente privado. Por todas as suas atividades no ambiente de mídia virtual, o museu demonstra o desejo de corresponder à modernidade, de ser um elemento integrante da cultura pública de hoje, de ter uma imagem memorável.Referências
Dukov E.V. Zagadki ekranov [Riddles of the Screen]. Nauka televideniya i ekrannyh iskusstv [The Art and Science of Television], no. 12, vol. 2, 2016, pp. 7-19. (In Russ.)
Evallyo V.D. Interaktivnost' i immersivnost' v sovremennom kul'turnom prostranstve. K probleme razgranicheniya ponyatij [Interactivity and Immersiveness of the Modern Cultural Media. The Problem of Differentiation of Concepts]. Hudozhestvennaya kul'tura [Art & Cultural Studies], no. 3, 2019, pp. 248-271. URL: http://artculturestudies.sias.ru/upload/iblock/9cf/hk_2019_3_248_271_evallyo.pdf (accessed 23.05.2020). (In Russ.)
Evallyo V.D. Muzei onlajn [Online Museums]. In: Iskusstvo v kontekste pandemii: mediatizaciya i diskurs katastrofizma [Art in the context of a pandemic: mediatization and discourse of catastrophism], eds. A.A. Novikovoj, E.V. Sal'nikovoj, V.D. Evall'yo. Moscow, Izdatel'skie resheniya Publ., 2020. 664 p. Pp. 476-498. (In Russ.)
Evallyo V.D. Poliekran: k probleme oboznacheniya ponyatiya [A Split Screen: To the Problem of the Concept Designation]. Hudozhestvennaya kul'tura [Art & Cultural Studies], no, 3, 2018, pp. 232-255. URL: http://artculturestudies.sias.ru/upload/iblock/70a/hk_2018_03_232_255_evalye.pdf (accessed 23.05.2020). (In Russ.)
Hadson K. Vliyatel'nye muzei [Influential Museums]. Novosibirsk, Sibirskij hronograf Publ., 2001. 194 p. (In Russ.)
Hylland O.M. Even Better than the Real Thing? Digital Copies and Digital Museums in a Digital Cultural Policy. Culture Unbound, vol. 9, Issue 1, 2017, pр. 62–84. URL: http://www.cultureun-bound.ep.liu.se (accessed 26.05.2020).
Krivcun O.A. Osnovnye ponyatiya teorii iskusstva. Enciklopedicheskij slovar' [Basic concepts of art theory. Encyclopedic Dictionary]. Moscow, St.Peterburg, Centr gumanitarnyh iniciativ Publ., 2018. 448 p. (In Russ.)
Lopatovska I. Museum website features, aesthetics, and visitors’ impressions: a case study of four museums. Museum Management and Curatorship, vol. 30, Issue 3, 2015, p. 191-207. DOI: 10.1080/09647775.2015.1042511
Marty P.F. Museum Websites and Museum Visitors: Before and After the Museum Visit. Museum Management and Curatorship, vol. 22, Issue 4, 2007, pp. 337-360. DOI: 10.1080/09647770701757708
Marty P.F. Museum websites and museum visitors: digital museum resources and their use. Museum Management and Curatorship, vol. 23, Issue 1, 2008, pp. 81-99. DOI: 10.1080/09647770701865410
Muzej v cifrovuyu epohu: Perezagruzka [Museum in the Digital Age: Reload], eds. P.O. Vasil'eva, D.V. Kachurovskaya, A.V. Mihajlova, S.E. Feoktisova. Moscow, Izdatel'skie resheniya Publ., 2019. 190 p. (In Russ.)
Novikova A.A. «Virtual'nyj muzej» kak fenomen sovremennoj mediakul'tury ["Virtual Museum" as a Phenomenon of Modern Media Culture]. In: Vysokoe i nizkoe v hudozhestvennoj kul'ture. Tom 3 [High and Low in Artistic Culture. Volume 3], ed. Yu.A. Bogomolov. Moscow, St. Peterburg, Nestor-Istoriya Publ., 2013. 278 p. Pp. 132-153. (In Russ.)
Novikova A.A. Televidenie kak instrument postmodernizma: «amerikanskie gorki» mediakul'tury [Television as a tool of postmodernism: "roller coaster" of media culture]. In: Vysokoe i nizkoe v hudozhestvennoj kul'ture. Tom 2 [High and Low in Artistic Culture. Volume 2], ed. Yu.A. Bogomolov. Moscow, St. Peterburg, Nestor-Istoriya Publ., 2013. 274 p. Pp. 195-221. (In Russ.)
Penz Fr. Museums as Laboratories of Change: The Case for the Moving Image. In: Film, Art, New Media Museum Without Walls? / Ed. by Angela Dalle Vacche. Palgrave Macmillan, 2012.
Salnikova E.V. K predystorii vnutriekrannoj mizansceny komp'yutera na «rabochem stole» i za ego predelami [Back to the Prehistory of On-Screen Computer Mise-En-Scene]. Nauka televideniya i ekrannyh iskusstv [The Art and Science of Television], no. 12, vol. 2, 2016, pp. 30-58. (In Russ.)
Sergeeva O. Komp'yuternyj ekran kak element domashnej povsednevnosti [Computer screen as an element of everyday life]. In: Ekrannaya kul'tura. Teoreticheskie problemy [Screen culture. Theoretical problems], ed. K.E. Razlogov. St. Peterburg, Dmitrij Bulanin Publ., 2012. 752 p. Pp. 274-298. (In Russ.)
Smirnova T.A. Cifrovye tekhnologii v ekspozicionnom prostranstve muzeya: sovremennye tendencii i perspektivy razvitiya [Digital technologies in the exposition space of the museum: modern trends and development prospects]. Vestnik YArGU. Seriya Gumanitarnye nauki [Bulletin of Yaroslavl State University. Series Humanities], no. 4/1, 2012, pp. 14-18. (In Russ.)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Evallyo Violetta Dmitrievna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.