Editorial - Critica dos afetos
Palavras-chave:
editorial, critica, afetosResumo
Pernambuco tem se consolidado, cada vez mais, enquanto um estado filosoficamente estimulante. E Recife vem confirmando a sua grande vocação filosófica. A recente abertura, na UFPE, do doutorado acadêmico em Filosofia, a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais de grande relevância, o reconhecimento nacional por órgãos de fomento e o interesse e discussão sobre trabalhos filosóficos desenvolvidos no estado reforçam tal perspectiva.
Em 2023 tivemos a aprovação do curso de doutorado acadêmico e em 2024 iniciou-se a primeira turma com egressos da UFPE, UNICAP, UFAL e UFPA. Tem se efetivado a proposta do curso de doutorado ser um agregador para acadêmicos interessados em filosofia em estados próximos.
Também, desde 2023, tem sido realizado o RECFIL (Encontro Recifense de Filosofia), que em sua segunda edição busca articular, de maneira inédita, as instituições onde a filosofia é pesquisada e feita em Pernambuco.
O ano de 2024 é singular e reforça a importância da filosofia no estado. Também no ano corrente, em Julho, aconteceu o tradicional evento da SBFA, a VIII Conferência da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica, na cidade de Olinda. Recife também será sede, entre 30 de Setembro e 04 de Outubro, do maior evento de filosofia do Brasil, o Encontro ANPOF, em sua 20º edição. Ambos os eventos contaram e contam com palestrantes de origem e relevância nacional e internacional. Em 2024, fazer filosofia no Brasil, é passar por Recife.
O trabalho desenvolvido tem sido reconhecido em âmbito nacional e atualmente a UFPE conta com três professores bolsistas de produtividade no CNPq. Para discentes contamos atualmente com bolsas de três agências de fomento: FACEPE, CAPES e CNPq. Também obtivemos a aprovação de edital de fomento para internacionalização do PPGFIL/UFPE.
No cenário nacional a produção bibliográfica realizada aqui também tem chamado atenção. Entre diversos trabalhos com repercussão nacional, temos os livros Negritude sem identidade (2023), do Prof. Dr. Érico Andrade, e Crítica dos Afetos (2022), do Prof. Dr. Filipe Campello.
O presente número publicado pela revista Perspectiva Filosófica se insere na esteira das discussões sobre o livro publicado pelo Prof. Filipe Campello em 2022. Em um trabalho cuidadoso e gentil, o editor convidado, Prof. Dr. Paulo Eduardo Bodziak Junior, reuniu recepções, reações e críticas ao Crítica dos Afetos. Assim, surge a publicação dos 8 trabalhos que constam no número em nosso primeiro Book Symposium da Revista Perspectiva..
Na presente publicação, consta ainda a publicação de 2 artigos em Fluxo Contínuo. O primeiro deles, intitulado “Entre Nietzsche e Descartes: os processos de criação e a tecitura existencial de Bispo do Rosário”, da autora Daniele Gomes. O segundo, de Ataliba Carpes, com título “Breves reflexões sobre as Categorias da Lei em Francisco Suárez”.
O presente número é um marco também para a consolidação da Revista do PPGFIL/UFPE como um meio importante para a discussão sobre tópicos fundamentais e atuais da Filosofia Política no Brasil. Trazer à tona um debate que se origina em solo pernambucano para a revista Perspectiva Filosófica é reconhecer duplamente o esforço realizado no PPGFIL/UFPE.
Somando-se a este panorama de muitos avanços, a Revista Perspectiva, o periódico oficial do PPGFIL/UPFE, também atualiza sua interface para leitores, buscando fornecer uma experiência de leitura mais agradável.
Gostaria de agradecer ao trabalho inestimável de Mateus Alves nos bastidores da Revista, atuando como seu secretário.
Que a leitura deste número seja proveitosa!
Referências
Marcos Silva
Editor-chefe (desde 2020)
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.