Combinando Teoria e Prática na Criação de um Programa: experiências em um curso de Guerra e Paz

Marcelo M. Valença

Resumo


O artigo debate os desafios de criar um programa de disciplina que combine questões teóricas relevantes à área com temas que despertem a curiosidade dos alunos.  Nesse sentido, acusamos dois problemas maiores: o aumento de informações online e a redução da idade média dos alunos.  Tais desafios geram novos problemas em sala de aula.  Analisando o curso de Guerra e da Paz da PUC-Rio, defendemos a centralidade da questão teórica combinada ao desenvolvimento de atividades de active learning para levar os alunos a questionarem criticamente o conteúdo recebido, dentro e fora de sala.  Ao focar nestes aspectos, notamos que a motivação dos alunos cresce enquanto percebem uma maior capacidade de refletir sobre o mundo à sua volta.


Palavras-chave


Pedagogia; Active Learning; Curso de Graduação; Programas; Relações Internacionais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Política Hoje - ISSN: 0104-7094

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

I S S N   0 1 0 4  –  7 0 9 4