Duas Direitas no Espectro Ideológico dos Partidos Políticos Brasileiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/1808-8708.2021.234830

Keywords:

Partidos Políticos, Ideologia, Direita, Manifestos Partidários, Projetos de Lei

Abstract

Esse trabalho analisa os Manifestos ou Programas Partidários mais recentes e os Projetos de Lei apresentados pelas lideranças partidárias no decorrer da 54° Legislatura da Câmara dos Deputados (2011-2015) de PSDB, DEM, PP, PR, PSC e PRTB sob o intuito de atestar a existência de uma identidade própria da direita e apontar diferenças programáticas importantes dentro desse espectro, validando a pertinência de uma classificação binomial desses partidos em duas famílias: partidos do “Neoliberalismo Pragmático” e partidos do “Conservadorismo não-elitizado”. Utilizamos o software AtlasTi para aplicar as categorias de direita e esquerda desenvolvidas pelo Manifesto Research Group aos documentos estudados, a fim de aferir a posição de cada partido nesse contínuo e agrupá-los nas famílias de partidos supracitadas. 

Author Biography

Mariani Ferri de Holanda, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IESP/UERJ

Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e pesquisadora do Laboratório de Estudos Eleitorais, em Comunicação Política e Opinião Pública (DOXA-IESP/UERJ). Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem interesse nos estudos sobre Instituições Políticas brasileiras e em perspectiva comparada e Partidos Políticos.

Published

2021-12-31

Issue

Section

Artigos