A Estratégia de uma Guerra Esquecida: fundamentos estratégicos aplicados à questão do Saara Ocidental

Auteurs-es

  • Sylvio de Souza Ferreira Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)
  • Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Mots-clés :

Estratégia, Conflito, Saara Ocidental, Marrocos, República Árabe Saaraui Democrática.

Résumé

A presente comunicação tem por finalidade analisar a estratégia utilizada pelo Marrocos e pela República Árabe Saaraui Democrática (RASD) ao longo da disputa pelo controle do Saara Ocidental. Trata-se de pesquisa qualitativa que teve por objetivo geral estudar a dinâmica do conflito a partir de pressupostos da teoria da estratégia. O referencial teórico foi construído a partir das ideias de Clausewitz, Maquiavel e Sun Tzu, enquanto a base empírica é consequência de estudo de caso associado à realidade do conflito propriamente dito. Verifica-se que o Marrocos adotou estratégia preponderantemente direta, enquanto os Saaraui adotaram estratégia associada a conflito de longa duração e baixa intensidade, em posturas bastante divergentes entre si. Apesar de a disputa territorial prosseguir sem solução, opina-se pela ligeira superioridade da estratégia adotada pela RASD, na medida em que esta, em inferioridade absoluta de meios, vem conseguindo manter o conflito latente.

Bibliographies de l'auteur-e

Sylvio de Souza Ferreira, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

Doutorando em Ciências Militares [Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM) / Instituto Meira Mattos (IMM) / Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)]. Mestre em Ciências Militares (ESAO). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (ECEME).

Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Doutor em Ciências Militares (ECEME). Mestre em Operações Militares (ESAO). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM/ECEME). Pesquisador do Laboratório de Estudos de Defesa (ECEME) e do Centro de Investigação de Segurança & Defesa (IESM/Portugal).

Téléchargements

Publié-e

2015-10-13

Numéro

Rubrique

Artigos