A trajetória do desenvolvimento: a questão social, democracia e Estado na experiência do Brasil e Argentina

Auteurs

  • Vera Alves Cepêda
  • Ivan Henrique de Mattos e Silva

Mots-clés :

Brasil, Argentina, Desenvolvimentismo, Desarrollismo

Résumé

Este trabalho analisa o arranjo político-econômico denominado desenvolvimentismo no Brasil e na Argentina, compreendido entre a fase clássica dos anos de 1950 até a perspectiva atual do novo desenvolvimentismo, privilegiando o papel e a função desempenhados pelo tema da democracia e da inclusão distributiva em cada arranjo. A comunicação está organizada em três seções: na primeira, pretende-se um esforço teórico de apresentar as especificidades da trajetória do desenvolvimento na periferia latino-americana; na segunda seção discute-se as fases e características centrais do velho e do novo desenvolvimentismo brasileiro, destacando a relação entre estes dois momentos de protagonismo do Estado com temas como democracia, desenvolvimento social, distribuição de renda e direitos; por último, busca-se analisar o mesmo processo na Argentina.

Bibliographies de l'auteur

Vera Alves Cepêda

Graduada em Ciências Sociais pela USP, mestre e doutora em Ciência Política pela USP, e Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política - UFSCar.

Ivan Henrique de Mattos e Silva

Graduado em Ciências Sociais pela UFSCar, mestre em Ciência Política pela UFSCar, e doutorando em Ciência Política pela UFSCar.

Téléchargements

Publiée

2016-03-30

Numéro

Rubrique

Dossiês