A Politologia da Ciência Política

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/1808-8708.2021.254638

Parole chiave:

Ciência Política, Politologia, Resenha

Abstract

.

Biografie autore

Renato Victor Lira Brito, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando, Mestre (2022) e Bacharel (2020) em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Ciência de Dados, em Docência no Ensino Superior e MBA em Gestão Pública. Editor de Seção na Revista Política Hoje. Estagiário-Docente em Política Externa I e Política Externa II - DCP/UFPE. É membro associado da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É membro do Laboratório de Ciência Política Computacional e Experimental, e do Grupo de Pesquisa O Brasil e as Américas. É Pesquisador do Pró-Defesa IV. Coordenou o GT "Metodologia nas Ciências Sociais: fronteiras de integração e os desafios do contexto pandêmico", no VI Seminário Discente do PPGS/UFMG, e o GT "Show me the data: potenciais metodológicos para políticas públicas baseadas em evidências", no II Seminário Discente do PPGCS/UNISINOS. Áreas de interesse incluem Política Comparada, Segurança Cibernética, Métodos Quantitativos, Métodos Qualitativos, Text as Data, Estudos Eleitorais e Políticas Públicas.

Victor Matheus de Santana Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Ciência Política pelo PPGCP da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciência Política pelo PPGCP da Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe. É pesquisador do grupo de pesquisa "Centro de Estudos sobre a União Europeia (CEURO/UFS)" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/88846), liderado pelo Professor Dr. Rodrigo Barros de Albuquerque, assim como estudante do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI/UFPE)" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9175070985174252), liderado pelo Professor Dr. Marcelo de Almeida Medeiros. Possui interesse nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, com destaque às subáreas de integração regional (especialmente, União Europeia), instituições, partidos políticos e eleições, ideologia, e política internacional.

Ana Cristina Cordeiro da Fonseca, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estagiária de Projetos no Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Membro do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Riferimenti bibliografici

BERLIN, I. (2013), The Hedgehog and the Fox: an essay on Tolstoy's view of history. Princeton University Press.

EASTON, D. (2017), (A systems analysis of political life), in A. J. Gregory (org.), Systems Research for Behavioral Science systems Research. Routledge.

MAQUIAVEL, N. (2010), O Príncipe. Companhia das Letras.

SCHMITTER, P.; BLECHER, M. (2020), Politics as a Science: a prolegomenon. Taylor & Francis.

Pubblicato

2021-12-31

Fascicolo

Sezione

Resenhas