Programa Brasil Alfabetizado: uma avaliação da teoria do programa

Autores

  • Anderson Henrique UFPE
  • Débora Duque University of Pittsburgh

Palavras-chave:

Programa Brasil Alfabetizado, Teoria do Programa, Política Pública, Educação

Resumo

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) apresenta relação causal lógica entre sua proposta e os seus resultados finais? Nossa proposta é fazer uma análise, a partir do Modelo Lógico, para identificar aspectos importantes para a correta execução do programa. Metodologicamente, este artigo fará adoção do Modelo Lógico para a Teoria do Programa de inputs e outcomes do Decreto n° 6.093, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado, atualmente em vigor. Os resultados encontrados constatam que : (I) há uma falta de sincronia na implantação e execução por parte dos estados e municípios e (II) ausência de um detalhamento específico das atividades de educação continuada de jovens e adultos que deverão ser implementadas, pelos entes, a fim de garantir a real e permanente inserção do público-alvo do programa no processo educacional.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Artigos