PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: UMA AVALIAÇÃO DA TEORIA DO PROGRAMA

Anderson Henrique, Débora Duque

Resumo


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) apresenta relação causal lógica entre sua proposta e os seus resultados finais? Nossa proposta é fazer uma análise, a partir do Modelo Lógico, para identificar aspectos importantes para a correta execução do programa. Metodologicamente, este artigo fará adoção do Modelo Lógico para a Teoria do Programa de inputs e outcomes do Decreto n° 6.093, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado, atualmente em vigor. Os resultados encontrados constatam que : (I) há uma falta de sincronia na implantação e execução por parte dos estados e municípios e (II) ausência de um detalhamento específico das atividades de educação continuada de jovens e adultos que deverão ser implementadas, pelos entes, a fim de garantir a real e permanente inserção do público-alvo do programa no processo educacional.

Palavras-chave


Programa Brasil Alfabetizado; Teoria do Programa; Política Pública, Educação

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