TEMAS HUMANITÁRIOS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O QUE SE ESCREVE DO INCLUIR NAS PÓS-GRADUAÇÕES BRASILEIRAS?

Ana Lucia Menezes da SILVA

Resumo


Este artigo tem o propósito de divulgar o quantitativo e identificar os objetivos dos trabalhos brasileiros de pós-graduação que tratam da inclusão da pessoa com deficiência e do programa Incluir: acessibilidade à educação superior no período de 2014 a 2019. A análise pretende, também, dar visibilidade às produções publicizadas por meio da BDTD (Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações) veiculadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do governo federal. A necessidade do levantamento se deu por motivo de revisão literária para fundamentar minha dissertação de mestrado, na área de políticas públicas, sobre acessibilidade, bem como, por perceber a inquietação de alguns pesquisadores sobre a condução da implementação do programa subordinado à educação superior inclusiva. Tal política perpassa não só por questões de gestão de recursos para acessibilidade nas instituições federais de ensino, mas por processos humanitários históricos de inclusão e de participação social da pessoa com deficiência. Percebe-se que não se trata de tema inédito, todavia, o estado da arte sobre a temática é relativamente pequeno, merecendo um olhar mais atento a tais questões. Nesse sentido, o objetivo é facilitar a busca para outros pesquisadores, antevendo diferentes olhares e nuances com que o tema é tratado e dando um norte para novas discussões acadêmicas e profissionais. Metodologicamente, será explanada a relação dos trabalhos acadêmicos cujos títulos e/ou objetivos dialogam com aspectos relevantes do programa Incluir, feita por uma busca exata por caractere de aspas no inicio e final (“programa incluir”) no buscador do acervo da biblioteca digital brasileira BDTD-IBICT, relativas às publicações do ano de 2014 até o mês setembro de 2019. O escrito também revela que alguns trabalhos ficam restritos aos programas de pós-graduação na biblioteca digital local da instituição de ensino. Dessa forma, o trabalho tenta prognosticar, através de indagações, quais foram os critérios para divulgação pelo instituto nacional de pesquisa científica e afirma a importância da participação da pessoa com deficiência na educação e na sociedade.


Palavras-chave


Política pública de inclusão; programa Incluir; acessibilidade; produções acadêmicas

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