O PROFESSOR COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA FRENTE AO ENSINO POR ÁREA

REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO ATUAL

Autores

Resumo

A Base Nacional Curricular Comum e a implantação do Exame Nacional do Ensino Médio impuseram mudanças curriculares e na ação docente na educação escolar, como por exemplo no ensino por área do conhecimento. Este artigo objetiva investigar e discutir as questões que envolvem a realidade do Exame Nacional do Ensino Médio e o trabalho por área, enquanto a formação inicial docente ocorreu em cursos de disciplinas específicas. Foram feitos estudos das diretrizes e análise da matriz curricular de um curso de cada área de uma universidade pública do Ceará, exceto Matemática, por ser disciplina e área do conhecimento. As reflexões a respeito da realidade apontam para dificuldades do professor no domínio de saberes das disciplinas distintas da sua formação e a formação continuada precisa atender estas demandas, assim como, a universidade precisa reformular as matrizes dos seus cursos e/ou implantar licenciaturas por área do conhecimento.

Biografia do Autor

Emmanuel de Mello NOGUEIRA, UFRPE

Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e Secretaria Municipal de Educação de Caririaçu (SEMEC). Mestrando no PROFQUI pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Professor de Ciências pela EEIF Girassol. E-mail: manel_mello@hotmail.com https://orcid.org/0009-0003-2697-8592.

Célio de Mendonça CLEMENTE, UFS

Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e Secretaria Municipal de Educação de Caririaçu (SEMEC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Professor de Matemática do Ensino Fundamental na Escola de Ensino Fundamental Paulo Barbosa Leite (SEMEC-Caririaçu-CE) e Professor de Matemática no Ensino Médio na EEMTI Plácido Aderaldo Castelo (SEDUC-CE). Email: prof.celiomendonca@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-0764-8339.

Hermano José Pereira SILVA, SEMEC

Secretaria Municipal de Educação de Caririaçu (SEMEC). Especialização em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Professor de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias na Escola de Ensino Fundamental Paulo Barbosa Leite (SEMEC-Caririaçu – CE). Email. hemanopereiravt@gmail.com https://orcid.org/0009-0003-7100-3292.

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Publicado

2025-06-01