PENSAMENTO EDUCACIONAL CLÁSSICO

REFLEXÕES SOBRE PAULO FREIRE E ANÍSIO TEIXEIRA

Autores

Resumo

O presente artigo aborda o pensamento educacional de Paulo Freire e Anísio Teixeira, que exerceu uma influência duradoura no campo da educação brasileira. O objetivo é analisar de que maneira o legado desses educadores pode enriquecer as práticas pedagógicas e reflexões educacionais contemporâneas, promovendo uma educação crítica, inclusiva e transformadora. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada nos escritos de Freire (1996, 1987, 1981) e Teixeira (1997, 2006, 2009), além de outras obras que discutem a temática. Os resultados mostraram que o legado desses pensadores serve de inspiração para educadores e formuladores de políticas que buscam transformar a educação em um espaço de inclusão e equidade.

Biografia do Autor

Rozevania Valadares de Meneses CÉSAR, UFS

 Universidade Federal de Sergipe; mestra em Educação; professora da rede estadual em Tobias Barreto/SE e da rede municipal em Itapicuru-BA. E-mail: rozevaniavcesar@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-5280-5543

José Luís Monteiro da CONCEIÇÃO, UFS

 Universidade Federal de Sergipe; mestre em Educação; professor da rede municipal de Cairu e Ituberá-BA. Email:joseluisufs@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3496-8311

Rafaela Virgínia Correia da Silva COSTA, UFS

 Universidade Federal de Sergipe; mestra em Educação; professora da rede estadual e municipal em Tobias Barreto/SE. E-mail: rafaela.vcsc@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-0757-6021

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Publicado

2025-06-01