ENTRE O NEOLIBERALISMO E A DEMOCRACIA BLINDADA

Reflexões sobre o contexto brasileiro atual

Autores

  • José Edson da Silva Barrinha IFMA

Palavras-chave:

Democracia. Democracia Blindada. Desinformação. Neoliberalismo.

Resumo

A democracia blindada é uma temática que tem ganhado relevância nos debates políticos contemporâneos. Esse fenômeno emerge como uma resposta aos desafios e ameaças enfrentados pelos sistemas democráticos ao redor do mundo. No Brasil não tem sido diferente, verifica-se a combinação de políticas neoliberais com os ataques às conquistas sociais. Neste artigo exploraremos o significado e os princípios da democracia blindada, as adversidades impostas pelo avanço neoliberal e o funcionamento das instituições democráticas. Além disso, apontaremos ações governamentais e da sociedade civil brasileira no enfrentamento da blindagem à democracia e à proliferação de Fakes News. Desse modo foram traçados como objetivo geral: Analisar os desafios enfrentados pela democracia contemporânea, notadamente no Brasil, como resultado do avanço das políticas neoliberais. E como objetivos específicos: Compreender a essência e os princípios fundamentais da democracia blindada; Investigar as ameaças e os obstáculos que os sistemas democráticos enfrentam no cenário político atual; Examinar de que maneira as políticas neoliberais podem impactar as estruturas democráticas no contexto brasileiro; Analisar o impacto das fake news sobre a estabilidade das instituições democráticas no Brasil, bem como as estratégias para mitigar sua disseminação.

Referências

ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: GENTILI, P.; SADER, E. (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9-23.

ARENDT, H. (Barbosa, M.. Trad.). (1972). Verdade e Política, Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva. (Obra original publicada em 1967).

BIANCHI, Alvaro. “O ministério dos industriais: a federação das indústrias do estado de São Paulo na crise das décadas de 1980 e 1990”. Tese de Doutoramento em Ciências Sociais, Campinas, IFCH-Unicamp.

BOITO, Armando. “Relações de classe na nova fase do neoliberalismo brasileiro” em Congrès Marx International IV (Francia). 2004.

DEMIER, Felipe. Depois do golpe: a dialética da democracia blindada no Brasil. 1ª ed. - Rio de Janeiro – Mauad X, 2017.

FILGUEIRAS, Luiz. “Da substituição de importações ao Consenso de Washington” em Reflexões de economistas baianos - Conselho Regional de Economia (Salvador). 2001.

KREIN, Jose Dari. “Balanço da Reforma Trabalhista no Governo FHC”. PRONI, Marcelo Weishaupt e Henrique, Vilnês (orgs.) Trabalho, Mercado e Sociedade (São Paulo: UNESP/Instituto de Economia UNICAMP). 2003.

OLIVEIRA, Francisco. O ornitorrinco (São Paulo: Boitempo). 2003.

Downloads

Publicado

2025-02-01